IPG entra na Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde

As instituições signatárias da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde declaram-se empenhadas “em desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e da sustentabilidade ambiental”.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma das instituições fundadoras da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde, sendo que a adesão foi formalizada no dia 10 de outubro em Coimbra, no Convento de S. Francisco.


Nessa ocasião a RIUPS – Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde – representada no congresso sobre ensino da saúde que decorria no mesmo Convento de S. Francisco – passou a considerar as instituições fundadoras da rede portuguesa membros da sua rede internacional transatlântica.


As instituições signatárias da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde declaram-se empenhadas “em desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e da sustentabilidade ambiental” com vista à “evolução para uma sociedade mais saudável, solidária, sustentável, livre, justa e tolerante”.


As universidades e politécnicos envolvidos vão procurar construir ambientes “pedagogicamente participativos e de diálogo construtivo”, preenchidos por momentos de “aprendizagem” e de “cultura e lazer”.


“O Politécnico da Guarda e, em particular, a sua Escola Superior de Saúde têm o maior interesse em participar em projetos colaborativos e de troca de experiências como os desta rede, comparando modelos formativos e promovendo projetos científicos”, afirma Joaquim Brigas.


“A entrada do Politécnico da Guarda nesta rede seguramente trará vantagens para a comunidade académica, particularmente da Escola Superior de Saúde, vantagens que poderão ir da participação de docentes em ações conjuntas até projetos de investigação desenvolvidos em parceria com outras universidades ou politécnicos portugueses, espanhóis ou latino-americanos”.


Na sua Carta de Intenções, as instituições de ensino superior signatárias comprometem-se a promover a literacia em saúde na sua comunidade académica e na sociedade. Comprometem-se também a promover a saúde no trabalho, “oferecendo à sua comunidade académica, independentemente da sua área de saber ou de estudo, formação e espaços de experimentação e debate que abordem a temática” da saúde.


As universidades e politécnicos propõem-se promover e apoiar o trabalho em rede entre si. Nesse sentido, irão ser criados grupos de especialistas que produzam e partilhem conhecimento na área de saúde entre as diferentes instituições.


Conteúdo Recomendado