Investigação do IPG sobre valorização de biorresíduos premiada em jornadas ibéricas

O artigo do IPG designa-se “Proposta de Sistemas de Recolha de Biorresíduos num Grupo de Municípios Portugueses”.

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) venceram o “Best Paper Award” na categoria de Desenvolvimento Sustentável das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica com um artigo sobre a recolha e a reciclagem de biorresíduos em 14 municípios.


A investigação realizada pelo IPG, a qual propõe o desenvolvimento de sistemas de recolha na via pública e porta-a-porta, bem como de reciclagem por compostagem doméstica e comunitária de biorresíduos – numa perspetiva mais económica e sustentável – foi um dos 186 artigos científicos analisados pelo júri e alcançou o primeiro lugar entre os 11 da sua categoria.


“As nossas propostas vão ao encontro das necessidades territoriais de municípios dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, tendo em vista as melhores soluções ambientais e financeiras”, afirma Fátima David, docente no IPG e uma das autoras do artigo.


“A implementação de sistemas de recolha de biorresíduos deve passar pela reciclagem na origem e pela recolha seletiva. No primeiro caso recorre-se a compostores domésticos e comunitários, sendo os cidadãos responsáveis pela separação e valorização dos resíduos, enquanto a recolha seletiva consiste no depósito destes resíduos no respetivo ecoponto para posterior valorização”, refere a mesma fonte.


A equipa do IPG, composta pelos investigadores Fátima David, Pedro Rodrigues, Elisabete Soares, Elisabete Monteiro, Nuno Melo, Jorge Gregório e Ricardo Rodrigues, trabalhou em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) durante o processo de investigação.


“Neste momento, os municípios envolvidos estão a desenvolver os procedimentos necessários para adquirir material, realizar campanhas de sensibilização e obter financiamento. Será necessária a aquisição de ecopontos para depositar os biorresíduos, de compostores individuais e comunitários, de veículos de recolha e, ainda, de viaturas de lavagem”, refere o IPG em comunicado enviado.


“As alterações climáticas e os desastres ambientais – sejam de origem natural ou humana – são fenómenos que se têm intensificado. É preciso cada vez mais ciência, capacitação e requalificação de recursos humanos para lidar com essas situações”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “Este prémio reflete a qualidade da investigação produzida na nossa academia que, neste caso concreto, permitiu identificar as melhores soluções para a valorização de biorresíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente”.


Estão envolvidos neste estudo 14 concelhos: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Criadas para promover o debate e a troca de conhecimento entre instituições de ensino superior portuguesas e espanholas de prestígio, as Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica têm, atualmente, 17 categorias: Administração Pública, Contabilidade e Fiscalidade, Desenvolvimento Sustentável, Docência, Empreendedorismo, Empresas Familiares, Estratégia, Ética e Responsabilidade Social, Finanças, Gestão das Organizações, Gestão de Desporto, Gestão Industrial, Inovação e Gestão do Conhecimento, Marketing, Recursos Humanos, Turismo e Jovens Investigadores.


“Este trabalho foi desenvolvido com base em estudos municipais que realizámos para o desenvolvimento de sistemas de recolha seletiva e reciclagem na origem de biorresíduos na região de influência da AMCB. Agora sentimos a necessidade de produzir e apresentar um artigo científico para difundir a investigação realizada e transferir o conhecimento para a sociedade na qual a nossa instituição se insere”, explica a docente Fátima David.


O artigo do IPG designa-se “Proposta de Sistemas de Recolha de Biorresíduos num Grupo de Municípios Portugueses” e foi distinguido durante a XXXII edição das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, que decorreu em fevereiro na Universidade de Aveiro.


Conteúdo Recomendado