Inscrições abertas para o Programa de Voluntariado Juvenil “Pinhel Nas Tuas Mãos”

Os projetos têm a duração mínima de um mês e máxima de quatro e a duração das atividades a prestar pelo jovem voluntário não pode ser superior a trinta horas mensais.

Estão abertas pelo prazo de dez dias a partir do dia 14 de julho, as inscrições para o programa de voluntariado juvenil “Pinhel nas tuas Mãos”.


O programa “Pinhel nas tuas Mãos”, cujo regulamento foi publicado em Diário da República no dia 8 de julho de 2019, foi criado pelo Município de Pinhel para promover a participação cívica dos jovens em ações de voluntariado de interesse social e comunitário.

Incentivar o espírito de iniciativa, de solidariedade e de pertença comunitária, no âmbito de projetos desenvolvidos pelo município de Pinhel, por Instituições Particulares de Solidariedade Social ou por associações juvenis e culturais são também objetivos do programa que proporcionará aos jovens experiências enriquecedoras que lhes permitam ocupar os tempos livres, com atividades de natureza cultural, ambiental, turística ou social, geradoras de impacto positivo na comunidade e que sejam experiências de valorização pessoal.

Segundo o regulamento, podem participar no projeto jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, que estejam comprovadamente integrados no sistema de ensino ou de formação profissional ou, tendo concluído a sua escolaridade obrigatória, não se encontrem a exercer qualquer atividade profissional ou estejam a cumprir medida tutelar educativa.

Os projetos têm a duração mínima de um mês e máxima de quatro e a duração das atividades a prestar pelo jovem voluntário não pode ser superior a trinta horas mensais.

Os jovens voluntários têm direito a uma bolsa para compensação de despesas a atribuir pelo Município de Pinhel, no valor de dois euros por cada hora de ocupação efetiva (no máximo de 30 horas mensais), a um seguro de acidentes pessoais garantido pela entidade promotora e a um certificado de participação.


Conteúdo Recomendado