Incêndios: Trinta e seis concelhos de seis distritos em risco máximo

Proença-a-Nova, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Fundão (Castelo Branco) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) estão hoje em risco máximo de incêndio.

Trinta e seis concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Aljezur, Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Chamusca, Constança, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Sardoal, Tomar, Ferreira do Zêzere, Mação (Santarém), Proença-a-Nova, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Fundão (Castelo Branco).

Também os concelhos de Gavião, Nisa, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão (Portalegre), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Corvo, Bragança e Vimioso (Bragança) estão hoje em risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos, exceto Viana do Castelo, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e aguaceiros fracos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, sendo mais prováveis no Minho onde poderá persistir até final da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do norte/noroeste, por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro em especial durante a tarde com rajadas até 65 quilómetros por hora, e nas terras altas com rajadas até 75 quilómetros por hora no Centro e Sul.

Está ainda prevista uma descida de temperatura, sendo acentuada no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda, Viseu, Porto e Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).


Conteúdo Recomendado