Hospitais da região com excelência clínica

http://www.aripa.pt/?id_page=2

Os hospitais Pêro da Covilhã e Sousa Martins, na Guarda, obtiveram quatro das cinco estrelas possíveis no âmbito da primeira avaliação anual do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) efetuada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Mais uma que o Nossa Senhora da Assunção, em Seia, e o Hospital do Fundão.

Nesta avaliação conduzida pelo SINAS, as categorias analisadas foram a “Excelência Clínica” (que diz respeito às áreas de trabalho avaliadas de cada hospital), a “Segurança do Doente” (normas de segurança e eventos adversos na prestação de cuidados de saúde), a “Adequação e Conforto das Instalações” (adequação e conforto dos espaços e equipamentos hospitalares), a “Focalização no Utente” (grau de orientação dos serviços para as necessidades dos utentes) e a “Satisfação do Utente” (satisfação dos pacientes). Na Guarda, o Sousa Martins obteve a classificação máxima – uma estrela – na categoria “Excelência Clínica”, tendo sido avaliadas as áreas de Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria. O hospital da cidade mais alta também recebeu uma estrela na “Adequação e Conforto nas Instalações”, na “Focalização no Utente” e na “Satisfação do Utente”, não tendo sido possível «aferir o cumprimento de todos os parâmetros de qualidade exigidos» relativamente à “Segurança do Doente”, refere o SINAS.

Por sua vez, o Hospital Pêro da Covilhã também conseguiu quatro estrelas, uma das quais na “Excelência Clínica”, mas com mais serviços analisados (Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Geral, Cuidados Intensivos, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria). As restantes foram atribuídas na “Segurança do Doente”, “Adequação e Conforto das Instalações” e “Satisfação do Utente”. A unidade não conseguiu classificação na “Focalização no Utente” porque não foi possível «aferir o cumprimento de todos os parâmetros de qualidade exigidos». Em Seia, o Nossa Senhora da Assunção, que faz parte da ULS da Guarda, conseguiu estrelas na “Excelência Clínica”, tendo sido avaliada apenas a Cirurgia de Ambulatório, “Focalização no Utente” e “Satisfação do Utente”. Na categoria “Adequação e Conforto das Instalações”, o hospital declinou a avaliação, pois não forneceu os elementos necessários para a mesma análise.

O mesmo resultado conseguiu o Hospital do Fundão, que faz parte do Centro Hospitalar da Cova da Beira, relativas à “Segurança do Utente”, “Adequação e Conforto das Instalações” e “Satisfação do Utente”. As categorias “Excelência Clínica” e “Focalização do Utente” não foram analisadas porque não foi possível aferir o cumprimento de todos os parâmetros de qualidade exigidos. Os hospitais públicos, privados e do setor social são avaliados, voluntariamente, pela ERS duas vezes por ano.


Conteúdo Recomendado