Hoje é dia de “amassar” o pão em Videmonte

Enquanto fica a levedar a massa, descobre-se os recantos da aldeia e os aromas e sabores da montanha.

No sábado, às 10 horas, começa o “amassar da farinha” e enquanto leveda descobre-se os recantos da aldeia e os aromas e sabores da montanha, às 14h30 regressasse ao forno e será cozido o pão de centeio com o Diogo Amorim, um jovem padeiro, proprietário da padaria artesanal Gleba e os habitantes da aldeia.

O Festival Pão Nosso está a decorrer em Videmonte, no âmbito do ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda.

Hoje, sábado, às 10 horas, começa o “amassar da farinha” e enquanto leveda descobre-se os recantos da aldeia e os aromas e sabores da montanha, às 14h30 regressasse ao forno e será cozido o pão de centeio com o Diogo Amorim, um jovem padeiro, proprietário da padaria artesanal Gleba e os habitantes da aldeia.

A cultura do pão de centeio, os valores e identidade naturais da montanha e a sua perfeita harmonia com a cultura local são o mote da terceira edição do “Festival Pão Nosso”.

Com uma oferta alargada de iniciativas que promovem fortemente o envolvimento dos locais, onde os fornos comunitários e os moinhos de água reavivam a memória desta região, esta iniciativa é um elogio a todos os que preservam os saberes ancestrais na preparação deste alimento e os transmitem às novas gerações.

O evento irá ainda contar com um Roteiro dos Fornos comunitários, oficinas de artesanato, poesia e música, atuações locais de concertinas, Cavaquinhos e degustações de sabores e produtos de montanha.


Conteúdo Recomendado