Habitantes de Manteigas pedem estrada condigna na ligação aos Piornos

Mais de duas centenas de habitantes e autarcas de Manteigas, manifestaram-se hoje contra as obras de beneficiação da estrada Manteigas-Piornos, na Serra da Estrela, e exigiram do Governo uma intervenção condigna.

“Nós, os manteiguenses, queremos uma estrada 338 condigna, reabilitada, com uma largura suficiente. Não queremos um IC [Itinerário Complementar], não queremos uma autoestrada, queremos uma estrada regional com os trâmites normais das estradas regionais e aquilo que a própria lei impõe para as estradas regionais”, disse aos jornalistas Luís Melo, porta-voz dos habitantes daquela vila da Serra da Estrela.

Durante o protesto realizado hoje à tarde junto do Poço do Inferno, no local onde a ER 338 está fechada ao trânsito para a realização das obras, o responsável disse que a intervenção anunciada pela Estradas de Portugal (EP), a partir de hoje designada Infraestruturas de Portugal, é “uma desfeita”.

“Sentimo-nos indignados, sentimo-nos profundamente ofendidos com a solução que foi encontrada. Esta não é a solução que queremos, esta não é a solução que nos foi prometida, esta não é a solução que vai trazer desenvolvimento ao concelho de Manteigas”, disse.

Os habitantes de Manteigas defendem uma estrada “que respeite todas as regras ambientais, mas que também ofereça segurança”, justificou.

Luís Melo disse que é exigida a mesma intervenção que foi feita em estradas da Serra da Estrela nos concelhos vizinhos de Seia e Covilhã e que o fecho da via durante a realização das obras, pelo período de quatro meses, terá consequências económicas em Manteigas que tem no turismo a sua grande fonte de rendimento.

A EP anunciou que “os trabalhos a executar consistem na renovação do pavimento em toda a extensão, melhoria do sistema de drenagem da estrada, reparação e colocação de nova sinalização horizontal e vertical e a reconstrução de muros em diversos locais ao longo do troço”.

Na nota, a empresa explica que a estrada, com cerca de 12 quilómetros, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, “requer um especial tratamento”, uma vez que está inserida numa paisagem envolvente com “características ambientais únicas” no país.

O presidente da Assembleia Municipal de Manteigas, Lemos Santos, presente na manifestação, lembrou que aquele órgão aprovou, desde dezembro de 2014, moções de protesto e de repúdio pela intervenção que a EP iria fazer na ER 338.

“A população não quer esta beneficiação porque é comprometer para o futuro o alargamento que deve ser feito”, sustentou, lembrando que o atual traçado não permite o cruzamento de dois autocarros.

Durante o protesto, os manifestantes exibiram cartazes com mensagens como “Desviados do mundo”, “Postos de quarentena”, “Estão a matar-nos” e “Manteigas não merece”.

Gritaram ainda palavras de ordem como “A esta solução Manteigas diz não” e “Obras sim, remendos não”.


Conteúdo Recomendado