Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana

As temperaturas máximas no continente vão subir no sábado entre 4 a 8 graus, prevendo-se que cheguem perto dos 30 graus no interior do Alentejo e Vale do Tejo.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse à agência Lusa que para esta sexta-feira está apenas prevista uma pequena subida da máxima no Interior, nebulosidade nas regiões do Norte e Centro e ainda alguns aguaceiros fracos até ao meio da manhã a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderão ser de neve acima dos 1500 metros.

 

“Para o fim de semana o cenário muda. No sábado vamos ter uma subida entre os 4 e os 8 graus Celsius e no domingo uma nova subida da ordem dos 2 a 5 graus. Vamos chegar a domingo com temperaturas perto dos 30 graus no interior do Alentejo e na zona do Vale do Tejo”, adiantou.

 

De acordo com Maria João Frada, para o fim de semana prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento moderado a fraco do quadrante leste.

 

“O estado do tempo vai manter-se sem alterações até segunda-feira. Na terça-feira, a tendência será para uma pequena descida da máxima porque vem aí uma superfície frontal de pouco atividade e que terá como consequência apenas uma pequena descida da temperatura máxima e nebulosidade nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela”, disse.

 

Bom tempo está quase a chegar… mas hoje ainda há frio e chuva

 

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da atmosfera (IPMA).

 

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 16h00 de hoje.

 

Na Costa Ocidental prevê-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros a partir da tarde e na Costa Sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

 

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do final da tarde e aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, até meio da manhã, mais frequentes no litoral e que serão de neve acima de 1400/1600 metros.

 

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do Interior.

 

Na região Sul a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade entre o meio da manhã e o meio da tarde e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

 

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento durante a tarde, e soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a partir do meio da tarde.

 

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa e em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 21 (em Faro).


Conteúdo Recomendado