Há cada vez mais idosos a usar o computador

Ver televisão continua a ser a ocupação preferida dos idosos portugueses. Mas a internet começa a ocupar o seu espaço.

Enquanto em 2002, apenas 3% dos portugueses na faixa etária entre os 64 e os 74 anos utilizava o computador, agora são 23%.

Os dados são do estudo ‘Os reformados e os tempos livres’, consultado pelo Jornal de Notícias. No primeiro ano em que foi feito, 1998, o uso do computador nem sequer fazia parte das opções.

Graças ao computador, agora, “para muitos idosos estar sozinho em casa não significa inevitavelmente isolamento”, considera a autora deste estudo, Maria João Valente Rosa.

Entre as atividades de lazer preferidas pelos idosos, o computador ainda só ocupa 7% do tempo gasto enquanto a televisão ocupa 90%. Os mais velhos passam ainda, em média, 32% do seu tempo a ler dos jornais e revistas.

A ida ao café ou à taberna é uma atividade preferia dos homens, ocupando 30% do seu tempo, enquanto as mulheres preferem frequentar atividades religiosas.

Entre 1998 e 2014 perderam-se vários hábitos: a audição de rádio perdeu 21 pontos percentuais no que toca a ocupação de tempo, a frequência de jardins públicos dez pontos, os jogos de cartas, dama ou bilhar sete pontos e a visita a mercados oito pontos.


Conteúdo Recomendado