Guarda em risco “Extremo” de exposição à radiação ultravioleta

Segundo o instituto, nesta região a população deve evitar a exposição ao sol.

O distrito da Guarda está hoje em risco “extremo” de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto os restantes distritos de Portugal continental estão com risco “muito elevado”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão também com risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta a ilha da Madeira e do Porto Santo e a ilha Terceira, nos Açores, adianta a informação disponível no “site” do IPMA.

Segundo o instituto, nas regiões com risco “Extremo” a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis “muito elevado”, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (Moderado), 6 a 7 (Alto), 8 a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã e de noroeste na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral das regiões norte e centro e uma subida da temperatura máxima, mais significativa no litoral.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 37 graus Celsius em Faro e Lisboa e 28 no Porto.


Conteúdo Recomendado