Guarda recebe 1.º Festival de Gastronomia de Altitude este fim de semana

O evento vai decorrer entre as 13h00 e as 21h30 hoje (sábado), e entre as 13h00 e as 21h00 de amanhã (domingo).

A Guarda vai receber nos dias 03 e 04 de julho o 1.º Festival de Gastronomia de Altitude do país, denominado “ALTITUDO”, que contará com a participação de “mais de 20 ‘chefs’ nacionais e internacionais”.

Segundo o município da Guarda, durante dois dias, a cidade mais alta do país “celebra o que de melhor existe na região” e será “a capital da gastronomia de altitude”.

“Com um percurso que tem início junto à Sé da Guarda, em pleno centro histórico da cidade, o ALTITUDO conta com um elenco de mais de 20 ‘chefs’ nacionais e internacionais que irão cozinhar pratos inspirados na cozinha da região e nos seus produtos, como o cabrito, a batata, o pão, o queijo, os enchidos ou a vaca jarmelista”, refere a autarquia da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa.

O 1.º Festival de Gastronomia de Altitude a acontecer em Portugal é promovido numa parceria entre o município da Guarda e a Amuse Bouche, com o apoio do Turismo do Centro.

É uma iniciativa realizada no âmbito do Arrebita Portugal, Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, e o único festival gastronómico já realizado em contexto de pandemia.

De acordo com a fonte, pela primeira vez nos eventos Arrebita Portugal um ‘chef’ internacional junta-se aos ‘chefs’ portugueses.

“Arcangelo Tinari (Villa Maiella, 1* Michelin) vem de Abruzzo, uma região com grande extensão de área montanhosa e conhecida como ‘a região mais verde da Europa’, uma vez que quase metade do seu território são parques e reservas naturais protegidos. O ‘chef’ trará os sabores das montanhas italianas para as montanhas portuguesas”, lê-se.

Os promotores referem que entre os restantes nomes confirmados estão Tiago Bonito (Casa da Calçada, 1* Michelin), António Loureiro (A Cozinha, 1* Michelin), Ricardo Nogueira (Mugasa), David Jesus e Sandra Freitas (Millstone Sourdough), Cristiano Barata e Miguel Diniz (Vifanas), Stéphanie Audet (Senhor Uva), Mateus Freire (Osso Bento), Francesco Ogliari e Marisa Diniz (Tua Madre), Leonor Godinho (Musa da Bica), Pedro Oliveira (ex-Benu, EUA), Vítor Adão (Plano), Angélica Salvador (InDiferente), Maurício Vale (SOI), Miguel Peres (Pigmeu), Pedro Abril (Shogun), Zé Paulo Rocha (Velho Eurico), Natalie Castro (Isco) e Hugo Brito (Boi-Cavalo).

A representar a gastronomia regional estarão os ‘chefs’ João Costa (Dsigual Wine House) e Ricardo Carola (Pensão Aliança).

O festival ALTITUDO terá ainda a estreia do espaço “Sangue na Guelra”, que “pretende mostrar os talentos emergentes na cozinha, que começam agora a afirmar-se, onde estarão Gustavo Delgado (Senhor Uva) e Manuel Paiva (Musa da Bica)”.

O evento vai decorrer entre as 13h00 e as 21h30 no dia 03 de julho (sábado), e entre as 13h00 e as 21h00 no dia 04 de julho (domingo).

A organização sublinha que o espaço do festival foi pensado tendo em conta todas as regras da segurança em vigor e em parceria com as mais diversas entidades, como a Câmara Municipal, a Proteção Civil, os bombeiros e a Direção-Geral da Saúde.

O número de visitantes será “permanentemente controlado e limitado, para que todos possam desfrutar do evento em segurança”.


Conteúdo Recomendado