Gouveia quer elevar Casais de Folgosinho a Património Imaterial da Humanidade

A candidatura do município visa promover um modelo de valorização e conservação da riqueza endógena e cultural dos Casais de Folgosinho.

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que está a elaborar a candidatura dos Casais de Folgosinho, situados na área da freguesia de Folgosinho, na Serra da Estrela, a Património Imaterial da Humanidade.
A candidatura que vai ser apresentada junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), consubstancia-se na “implementação de um plano de salvaguarda integrado do património ambiental, cultural e etnográfico desta área do concelho de Gouveia”, explica a autarquia em comunicado.
“A candidatura do município de Gouveia visa promover um modelo de valorização e conservação da riqueza endógena e cultural dos Casais de Folgosinho através de uma candidatura que reconheça publicamente as actividades produtivas e a integração humana ao longo dos séculos nesta área do concelho de Gouveia”, acrescenta a nota da Câmara Municipal presidida por Luís Tadeu.
Casais de Folgosinho é a denominação de um vale “de horizontes largos, situado no interior da Serra [da Estrela], de povoamento disperso e carácter profundamente rural, onde a paisagem é dominada por searas de centeio, pastagens e matos de giestas”, segundo o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), com sede em Seia.
No local, integrado no Parque Natural da Serra da Estrela, existem pequenas quintas de montanha compostas por casas de habitação e por anexos cobertos de colmo, onde é guardado o gado.
A candidatura dos Casais de Folgosinho a Património Imaterial da Humanidade promovida pelo município de Gouveia ganha “especial relevo” quando aquela autarquia é uma das entidades envolvidas na constituição do futuro geoparque da Serra da Estrela, é também sublinhado no comunicado.
A criação do “Geopark Estrela” resulta de uma parceria do Instituto Politécnico da Guarda com os municípios de Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte (distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra).


Conteúdo Recomendado