Gouveia: Projeto inovador nas áreas da tecnologia e cibersegurança estima criar 50 postos de trabalho

Na passada sexta feira, dia 23 de julho, foi apresentado publicamente, nos Paços do Concelho de Gouveia, o projeto empreendedor “The Rock”, que se irá tornar num agregador de empresas e de empreendedores na área das tecnologias e da cibersegurança.

Segundo os responsáveis do The Rock, “este projeto, completamente inovador na sua forma de oferta, deverá iniciar a sua atividade em setembro de 2021 e irá atuar em 5 pilares: Centro de Capacitação – Front Row; Cyber Dispatch Center Viriato; Cyber Boot Camp; Cyber CoLab e Incubadora Digital”. Todas estas áreas de negócio irão atrair empreendedores, empresários e trabalhadores digitais, criando postos de trabalho qualificados, promovendo e dinamizando os mercados locais. O projeto beneficia do profundo conhecimento no setor que os empresários promotores possuem, estimando realizar um investimento superior a dois milhões de euros e a criação de mais de 50 postos de trabalho”.

O projeto “The Rock” pretende aproveitar uma série de fatores que são muito construtivos a partir de Gouveia, nomeadamente as questões geográficas, que permitem transmitir uma maior sensação de segurança e, a partir do município, prestar serviços na área da cibersegurança para empresas e instituições públicas. Por outro lado, pretende-se recapacitar recursos humanos que têm formações em áreas nas quais têm tido dificuldade em encontrar emprego, de modo a poderem ser recursos humanos úteis na área da segurança da informação, nomeadamente ao nível de uma primeira linha de atendimento, na área da cibersegurança.

Através do aproveitamento das condições naturais da Serra da Estrela e de Gouveia, os responsáveis pretendem criar um Boot Camp para atrair nómadas digitais ou para desenvolver oferta para empresas que têm os seus funcionários em teletrabalho, e que podem realizar atividades ao ar livre e, ao mesmo tempo, desenvolver os projetos da empresa.
Neste momento, com o objetivo de se instalarem na incubadora digital, foram já constituídas com sede em Gouveia mais duas empresas que, a partir de setembro de 2021, irão laborar a partir de Gouveia.


Conteúdo Recomendado