Gouveia identifica envelhecimento e desertificação como “ameaças a debelar”

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-01-15-gnr-comeca-mais-uma-campanha-de-sinalizacao-de-idosos-que-vivem-sozinhos-ou-isolados;jsessionid=7FB48A5685AC6F0C3A96CF6AC42283B7

O presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, disse à agência Lusa que o seu município “há muito identificou o envelhecimento populacional e a desertificação como as principais ameaças a debelar”.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que a cidade de Gouveia, é a mais envelhecida do país com 246 idosos para cada 100 jovens.

De acordo com o relatório “Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico”, com dados relativos a 2011 e divulgado, o índice de envelhecimento (que relaciona a população com 65 ou mais anos com a população entre 0 e 14 anos) é menor no total das 159 cidades portuguesas (118 idosos para cada 100 jovens) do que no total de país (128).

O autarca Luís Tadeu (PSD) reagiu ao estudo dizendo que o relatório do INE faz uma análise parcial, porque apenas refere as cidades portuguesas, deixando de fora 149 concelhos.

“No universo global de Portugal certamente haverá casos mais gravosos, mas o que interessa não é a metodologia. Interessa reter que o município de Gouveia há muito identificou o envelhecimento populacional e a desertificação como as principais ameaças a debelar”, afirmou.

O autarca assegura que “a monitorização dos indicadores permite revelar que em 2014 será invertida a tendência de quebra de nascimentos no concelho de Gouveia”.

“Já nasceram no concelho mais de 70 crianças, o que permite efetuar um contraponto claro com o ano de 2013 quando nasceram no concelho 63 bebés” referiu.

Na sua opinião, o apoio social, o desenvolvimento económico e a valorização do território “são as únicas estratégias que podem inverter a tendência de envelhecimento populacional”.

“O município de Gouveia dispõe de um conjunto alargado de programas de ação social e de incentivo ao investimento, mas apenas uma visão nacional para todo o interior de Portugal poderá inverter a atual situação de despovoamento e envelhecimento” aponta.

Acrescenta que o executivo que lidera tem “uma atuação concreta nestes campos” e ainda este ano lançou “medidas de estímulo como o Programa de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família, que já beneficiou 47 agregados familiares durante o corrente ano”.

O INE refere que a seguir a Gouveia aparecem Borba (230), Porto (194) e Lisboa (183).

Já as cidades do Caniço e Câmara de Lobos, ambas na Região Autónoma da Madeira, são as mais jovens do país, com 31 e 36 idosos para cada 100 jovens, respetivamente.

Na relação das cidades com menor índice de envelhecimento seguem-se a Póvoa de Santa Iria (Lisboa), com 40 idosos para cada 100 jovens, Ribeira Grande (São Miguel, Açores), com 45 e Gandra (Paredes), com um índice de 49.

Por região, o conjunto das 17 cidades da região de Lisboa apresenta o maior índice de envelhecimento do país, ali residindo 135 idosos com mais de 65 anos para cada 100 jovens.

As cidades da Região de Lisboa superam o total nacional (128), o das cidades portuguesas (118) e também o índice de envelhecimento da própria região (117).


Conteúdo Recomendado