GNR e a Guardia Civil organizam exercício conjunto

O exercício irá simular um furto de uma caixa multibanco e uma fuga transfronteiriça.

No âmbito das operações ao abrigo do acervo Schengen, o Comando Territorial da Guarda e a Guardia Civil do Reino de Espanha, organizam amanhã, dia 19 de março, um exercício que visa treinar a operacionalidade e a coordenação entre as duas Forças, através da simulação de incidentes criminais que evolvem perseguições transfronteiriças.

Segundo uma nota da GNR, este exercício consiste em verificar a interoperacionalização de meios e familiarizar os intervenientes, de ambas as Forças, com o funcionamento das comunicações conjuntas, exercitar as tarefas de comando e controlo e testar a capacidade de resposta operacional.

Durante o exercício será simulado um furto de uma caixa multibanco (ATM) numa estação de serviço, no distrito da Guarda, junto à fronteira com o território espanhol, seguindo-se uma fuga transfronteiriça. Neste exercício estarão envolvidos os Destacamentos Territoriais da Guarda e de Vilar Formoso, o Destacamento de Trânsito da Guarda, o Destacamento de Intervenção e o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira.

A apresentação de todo o exercício será realizada amanhã, pelas 09h15, na Arrifana, no concelho da Guarda.


Conteúdo Recomendado