Fundão eleito para nova direção da Rede das Autarquias Participativas

A rede é liderada pelo Município de Valongo.

Decorreu, no dia 12 de dezembro, a eleição para a Presidência da Rede das Autarquias Participativas, que será liderada pelo Município de Valongo e para a qual foi eleito o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Miguel Gavinhos.

A nova direção irá entrar em funções a 2 de janeiro e terá ainda representantes dos municípios de Braga, Guimarães, Lagoa (Açores), Funchal, Lourinhã, Odemira, Mealhada, Lagoa, assim como pela União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão (Sintra).

A criação da Rede de Autarquias Participativas (RAP) surgiu no âmbito do projecto “Portugal Participa – Caminhos para a Inovação Societal” e teve o seu arranque na 1ª Conferência Portugal Participa, através da oficina “Rede de Autarquias Participativas: o arranque de um processo”, durante a qual se trocaram ideias e opiniões sobre a necessidade e a utilidade de uma estrutura como esta para Portugal. A assinatura de uma Carta Compromisso no final do encontro constituiu um acto simbólico que se traduziu na implicação directa das autarquias presentes no processo de criação da RAP.

A Rede de Autarquias Participativas pretende ser uma estrutura colaborativa que congrega todas as autarquias portuguesas comprometidas com o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa a nível local.

Saiba mais aqui.


Conteúdo Recomendado