Fornos de Algodres promove festival que coloca os burros no centro das atenções

A aldeia de Vila Ruiva, no concelho de Fornos de Algodres, acolhe hoje um festival dedicado aos burros, que pretende divulgar aqueles animais que estão em vias de extinção.

O programa do II Spring Burros Fest, organizado pela União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, no recinto da unidade hoteleira de Vila Ruiva do INATEL, inclui várias atividades, com destaque para um desfile de burros, um espetáculo de teatro e animação musical.

“Este ano, temos contabilizada a participação de cerca de 12 animais, que pertencem a proprietários que residem nas aldeias que fazem parte da União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão”, adiantou à agência Lusa o autarca Manuel Paraíso.

Segundo o responsável, o número de animais aumentou em relação ao ano passado, quando participaram sete, uma vez que com a realização do evento “foi criado um incentivo à aquisição destes quadrúpedes”.

Alguns dos animais existentes naquela área do concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, ainda são utilizados “diariamente na agricultura”.

“Temos o caso de um animal novo, que custou mil euros, que foi comprado por um habitante de Juncais, e que anda diariamente nas lides agrícolas”, contou.

Com a realização do II Spring Burros Fest, a organização pretende divulgar os burros e também sensibilizar os mais novos para a sua aquisição.

“Os idosos continuam a adquirir os animais, mas o objetivo é também que o pessoal mais novo, que se está a instalar em algumas quintas da região, reintroduzisse os quadrúpedes no processo agrícola”, disse à Lusa o presidente da União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão.

Manuel Paraíso destaca vantagens na utilização dos animais da raça asinina em detrimento dos tratores agrícolas, desde logo, por os seus proprietários receberem subsídios [do Ministério da Agricultura] pela sua posse, e pela matéria orgânica que depositam nos solos.

“Em termos de movimentação de solos [lavragem], os tratores também são mais violentos do que a lavoura com animais”, acrescentou.

No evento, também participará um vendedor de Videmonte, no concelho da Guarda, que dará possibilidade de os interessados poderem adquirir aqueles animais, indicou o responsável.

Durante o festival dedicado aos burros, que começa pelas 10 horas com a concentração dos animais, haverá um desfile, passeios de burro para os mais novos, consultas veterinárias e tratamento de pelo e cascos.

Está também agendado um almoço solidário, pelas 13 horas, com as receitas a reverterem para os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, tal como já aconteceu na primeira edição.

O programa inclui ainda a representação da peça de teatro “Arre”, pela Companhia Rei Sem Roupa (15 horas), e animação musical (a partir das 16 horas).


Conteúdo Recomendado