Fornos de Algodres aceita candidaturas ao Programa de Ocupação de Tempos Livres

A iniciativa destina-se a jovens residentes no concelho, com idades entre os 13 e os 25 anos.

O município de Fornos de Algodres abriu inscrições para a 6.ª edição do Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres “Verão Jovens em Ação”, a desenvolver entre 18 de junho e 27 de agosto.

Segundo a autarquia presidida por Manuel Fonseca, a iniciativa destina-se a jovens residentes no concelho, com idades entre os 13 e os 25 anos.

Os jovens interessados podem inscrever-se até ao dia 07 de junho, através da ‘app’ do município de Fornos de Algodres, nos projetos “Fornos de Algodres Youth Cup”, “Férias Desportivas ‘De Jovem para Jovem’”, “Guarda Rios”, “Guarda Rios Fim de Semana” e “Por um concelho mais limpo. Educa +”.

A seleção dos candidatos para o Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres “Verão Jovens em Ação” é efetuada tendo em conta critérios relacionados com a inscrição de jovens pela primeira vez e pela ordem de receção da candidatura.

No projeto “Fornos de Algodres Youth Cup”, a desenvolver nos dias 17 e 18 de junho (primeiro turno) e 24 e 25 de junho (segundo turno), pretende-se que os jovens participantes desenvolvam atividades de acompanhamento desportivo no torneio “Fornos de Algodres Youth Cup”.

Em “Férias Desportivas ‘De Jovem para Jovem’”, a realizar de 03 a 14 de julho e de 17 a 28 de julho, os jovens selecionados vão desenvolver atividades no âmbito das Férias Desportivas (para crianças do jardim de infância e do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico).

Nas atividades “Guarda Rios” (a desenvolver entre 03 de julho e 25 de agosto) e “Guarda Rios Fim de Semana” (entre 08 de julho e 27 de agosto), os participantes realizarão ações na praia fluvial da Ponte de Juncais.

Por fim, no projeto “Por um concelho mais limpo. Educa +”, que decorrerá entre 17 e 28 de julho, os jovens irão desenvolver atividades no âmbito da educação ambiental.

Todos os jovens participantes nas atividades terão direito a uma bolsa monetária.

O Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres “Verão Jovens em Ação” pretende “incentivar os jovens fornenses a desenvolver, nos períodos de pausas letivas, atividades de claro interesse para a comunidade”, de acordo com a Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

A participação nas iniciativas propostas terá vários benefícios, como o aumento da autoconfiança dos jovens e a melhoria da sua capacidade de organização.

Também ajudará a formar a sua personalidade, desenvolverá e potenciará o espírito de entreajuda e de equipa na comunidade juvenil e complementará a sua formação académica.

“A ocupação saudável dos tempos livres dos jovens é igualmente fundamental para a sua formação cívica, na medida em que, para além de afastar os mesmos de perigos que possam levar a situações de risco, contribuem igualmente para o contacto experimental com a vida profissional, preparando os mesmos para o mundo laboral e potenciando a sua participação social”, lê-se.

349020159 249733301069084 2426614571866355106 N

Conteúdo Recomendado