Fim de semana à porta com sol e muito frio

Tempo frio e seco. É este o cenário meteorológico previsto para este fim de semana, um quadro ideal para aproveitar o afamado ‘sol de inverno’.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a sublinhar o “acentuado arrefecimento noturno” para os próximos dias. A previsão aponta para uma descida das temperaturas mínimas este fim de semana e sol.

Tempo frio e seco. É este o cenário meteorológico previsto para este fim de semana, um quadro ideal para aproveitar o afamado ‘sol de inverno’.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental, formação de gelo ou geada no interior das regiões Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal, assim como o habitual arrefecimento noturno e uma descida da temperatura, “sendo mais significativa da mínima”. Um cenário que deverá manter-se no sábado e no domingo.

Esta sexta-feira, mantém-se o aviso amarelo, até às 18 horas, de agitação marítima forte na faixa da costa ocidental (distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo).

Quanto a temperaturas, esta sexta-feira as máximas vão oscilar entre os 16ºC em Faro, os 14ºC em Lisboa e no Porto, e os 6ºC e 8ºC na Guarda e em Bragança, respetivamente. As mínimas, hoje, variam entre os 9ºC na capital, os 7ºC em Faro, os 5ºC no Porto, descendo até aos 0ºC tanto em Bragança como na Guarda.

Para o fim de semana está prevista uma descida das temperaturas mínimas, registando Bragança -2ºC, tanto no sábado como domingo. Em Vila Real e Castelo Branco, os termómetros vão chegar aos -1ºC no domingo, dia em que Viseu contará com 0ºC. Em Lisboa, as mínimas vão descer no sábado e no domingo para os 6ºC e 5ºC, no Porto vão cair até aos 4ºC e depois até aos 2ºC. No Alentejo, Beja e Évora vão contar com mínimas entre os 2ºC e os 1ºC no domingo, temperaturas que se esperam em praticamente todo o território continental. Faro vai registar a mínima mais elevada para este dia: 6ºC.


Conteúdo Recomendado