Filme aclamado em Veneza é exibido este sábado na apresentação oficial do CineEco 2019

A apresentação oficial do CineEco 2019 realiza-se este sábado, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, onde será exibido o filme “Aquarela”, de Victor Kossakovsky.

No próximo dia 21 de setembro, realiza-se a apresentação oficial do programa da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que irá decorrer entre os dias 12 a 19 de outubro, em Seia.

A apresentação pública terá lugar no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 21h30, e conta com a presença das entidades oficiais, partners, convidados especiais, padrinhos nacionais e locais do CineEco, para além do público que pretenda comparecer.

Na ocasião será exibido o documentário “Aquarela”, de Victor Kossakovsky, aclamado pela crítica da Sessão Especial do Festival de Cinema de Veneza e com a particularidade de ter sido filmado em 96 frames/segundo. Segundo a organização, trata-se de “um despertar visceral sobre a impotência do ser humano em reagir à pura força e à vontade caprichosa do elemento mais precioso da Terra: a água”.

Em ano de comemoração dos 25 anos, o CineEco apresenta uma vasta programação composta pelas mais recentes produções nacionais e internacionais e conta com uma Seleção Oficial de 80 filmes, de 20 países, que abordam questões inerentes ao Ambiente e à Emergência Climática.

Mário Branquinho, diretor do CineEco, sublinha “que este Festival pugna pela necessidade crescente de educar e consciencializar o público, em particular os mais jovens, prova disto são os Workshops, as Ecotalks deste ano – autênticos encontros de gerações, de profissionais – ou ainda a iniciática CineEco nas escolas do concelho”. Segundo o responsável, este evento “é atualmente um importante instrumento de afirmação cultural e ambiental em Seia e concelhos vizinhos, com significativa implementação e visibilidade no país e no mundo”.

Pelo segundo ano consecutivo, o CineEco 2019 e a Green Film Network (GFN), com o apoio do Turismo Centro Portugal, organizam a 2ª edição do Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, de 12 a 14 de outubro.

Segundo uma nota informativa, a organização do CineEco reforça a sua programação paralela, enfatizando o elevado potencial de networking que existe durante a semana do Festival, com a realização de Ecotalks, pontos de encontro e discussão para troca de experiências, oportunidades e contactos entre profissionais especializados nas áreas do “Ambiente” e do “Audiovisual”, realizadores, diretores de cinema e participantes em geral.

Da programação destaca-se ainda a continuidade da iniciativa “Escolas no CineEco”, em que crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao ensino secundário e profissional, terão a oportunidade de visualizar filmes e conversar com alguns dos realizadores presentes nesta edição. O CineEco inclui ainda o “Award GFN”, que visa premiar os melhores filmes de ambiente do mundo, indicados pelos festivais da rede Green Film Network.

O mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e o único do género em Portugal, é organizado pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.


Conteúdo Recomendado