Figueira de Castelo Rodrigo distinguida pela primeira vez como “Autarquia + Familiarmente Responsável”

A cerimónia de entrega das bandeiras decorreu em Coimbra, no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) atribuiu pela primeira vez a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável” à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.


A autarquia figueirense aponta a “fiscalidade amiga dos cidadãos” e a implementação de diversos benefícios fiscais para as famílias do concelho como aspetos que foram tidos em consideração durante a atribuição desta distinção.


Entre as políticas aplicadas a Câmara Municipal destacou a devolução da totalidade dos 5% da participação variável do IRS, a fixação da taxa mínima de 0,3% do IMI, a dedução fixa atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar, os apoios à natalidade e à medicação, o reforço do Seguro Municipal de Saúde, as operações gratuitas às cataratas e os apoios às famílias pertencentes a estratos sociais desfavorecidos.


Para Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, “a distinção agora conquistada deve-se ao reconhecimento e ao recurso de diversas políticas sociais e das respostas de proximidade que temos vindo a implementar na Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias do nosso concelho”.


A cerimónia de entrega das bandeiras decorreu em Coimbra, no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), sendo que esta foi recebida pela vereadora com o pelouro da ação social, Lígia Teixeira Lopes.


Conteúdo Recomendado