Festa do Pão em Penhaforte (Pinhel)

O evento decorre nos próximos dias 12, 13 e 14 de agosto no âmbito das comemorações dos 20 anos da TERRA – Associação Cultural e Recreativa de Penhaforte.

A Associação TERRA – Associação Cultural e Recreativa de Penhaforte, em Pinhel, pretende homenagear todos aqueles que de forma vigorosa e empenhada trabalham a terra e dela tiram os cereais que se vão transformar em pão. Neste sentido vai promover no próximo fim de semana a Festa do Pão.

Recriação da ceifa e malha tradicional do pão com exposição posterior dos utensílios utilizados são algumas das atividades previstas no programa da Festa.

Em Penhaforte, “o centeio e o trigo foram desde sempre uma cultura abundante, e os trabalhos a ela associados ocupavam uma grande parte dos agricultores ao longo do ano” sublinha a organização.

Em simultâneo, “pretende dar a conhecer aos mais novos o longo e árduo percurso que é necessário percorrer desde que o centeio se semeia até que o pão, quente e estaladiço, se põe na mesa, pronto a saborear… o rancho chegará à seara para a ceifar, seguir-se-á a malha e a moagem para obter a farinha que será amassada, à maneira antiga, e o forno estará quente à espera do pão amassado” refere uma nota informativa.


Conteúdo Recomendado