Festa da Transumância em Seia

É um momento para partilhar com os mais novos, para que eles aprendam tradições que se perdem na história do seu país.

Todos os anos, e no fim-de-semana a seguir à Romaria de São João Baptista o pastor junta os rebanhos, e sobe para a montanha em busca de melhores pastos. Este ano a Festa da Transumância decorre no dia 1 de julho. Mas hoje, dia 25 de junho, já há a Bênção dos Rebanhos na festa de São João, na aldeia da Folgosa da Madalena.

Esta “Festa da Transumância” convida a descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, uma verdadeira experiência que traduz a essência de uma vida dura, simples, mas repleta de encanto. Uma homenagem aquele que é um dos mais ilustres representantes da vida da montanha, o pastor.
Os rebanhos juntam-se em Seia e fazem a subida para a serra, param na Póvoa Velha para a merenda do alforge e continuam a subida até à Senhora do Espinheiro onde fazem o almoço, e só depois seguem para os pastos mais altos.

Esta subida dos rebanhos passa pela Póvoa Velha e a festa também se faz por ali. É um momento para partilhar com os mais novos, para que eles aprendam tradições que se perdem na história do seu país. Para mais informações contatar o Posto de Turismo de Seia (telf: 238 317 762); Centro Dinamizador da Rede de Aldeias de Montanha ou Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

 

Programa
25 de junho – Bênção dos Rebanhos na festa de São João, na aldeia da Folgosa da Madalena
01 de julho – Subida dos Rebanhos à Serra
7h30 – Largo da Câmara Municipal de Seia
10h00 – A merenda do Alforge na aldeia da Póvoa Velha
13h00 – Almoço com os Pastores na ermida da Senhora do Espinheiro
Pausa para sesta e convívio
17h00 – Continuação da Subida dos rebanhos
18h30 – Chegada dos rebanhos ao Sabugueiro e animação na aldeia

 


Conteúdo Recomendado