Feira do Queijo de Celorico da Beira inaugurada com a presença do Presidente da República

No cartaz musical, destacam-se os espetáculos de Quim Barreiros, que se realiza esta noite, pelas 22h00, e do grupo The Gift no sábado, também às 22h00.

Foi inaugurada oficialmente esta manhã, pelas 10h30, a Feira do Queijo Serra da Estrela em Celorico da Beira, com a presença de diversos autarcas da região e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


Perante centenas de visitantes, expositores, produtores e representantes das autarquias da região, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, proferiu, esta manhã, o discurso de abertura da Feira do Queijo Serra da Estrela.


Carlos Ascensão começou por afirmar que a Feira do Queijo é uma homenagem “às nossas queijeiras e os nossos pastores”, mas também “um reconhecimento a todo o território, a toda uma região, a todo um produto rei que é o Queijo Serra da Estrela e a todas estas pessoas que tendo como denominador comum a Serra da Estrela aqui estão para serem reconhecidas.


Ainda durante o seu discurso, o presidente da autarquia celoricense revelou que “no ano passado tínhamos aqui cem expositores e este ano temos à volta de 150”, sendo esta a expressão “do trabalho feito por uma equipa que se tem dedicado com competência”.


O Presidente da República afirmou que “temos de pôr cada vez mais na moda a Serra da Estrela”, referindo que “tem de se conseguir lançar a candidatura para Património Mundial do Queijo da Serra”.


O governante afirmou ainda que “esta é uma região muito forte”, que “tem tudo, não é só o queijo que é único no mundo”, a região da Serra da Estrela “tem vinho, tem tudo o que há de bom produto na terra”.


No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que “o mais importante é a gente”, referindo que “a natureza é única, aquilo que se produz é único, mas não se produz a esta gente”, e, dirigindo-se ao público, afirmou que “vocês é que são únicos”, ocupando os habitantes das regiões mais próximas da fronteira “um lugarzinho muito especial”.


Marcelo Rebelo de Sousa apelou, por fim, a que haja a fixação de “gente nova” nestas regiões, sendo necessário que “haja futuro nestas terras para essa juventude”, e “mais turismo a descobrir os encantos da montanha”.


O programa da 44.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Celorico da Beira inclui espetáculos musicais, animação de rua, mostras de artesanato e de produtos locais, ‘showcooking’, degustações de queijo e de vinho, oficinas de sabores, atividades lúdico-desportivas, entre outras iniciativas.


No cartaz musical, destacam-se os espetáculos de Quim Barreiros, que se realiza esta noite, pelas 22h00, e do grupo The Gift no sábado, também às 22h00.


Os visitantes poderão ainda assistir à transmissão em direto do Programa da TVI “Somos Portugal”, a partir das 14h00 de dia 12 de fevereiro.


Na manhã do mesmo dia também decorrerá a “II Rota do Queijo – Uma aventura Gastronómica”, para realizar a pé ou de bicicleta, que terá percursos “entrecortados com pequenas degustações, do que melhor se produz no concelho, que permitirão, simultaneamente, promover o território e as suas riquezas patrimoniais, e aos desportistas regalarem-se com os tesouros da gastronomia celoricense e desfrutarem da beleza das paisagens de montanha”.


Conteúdo Recomendado