Feira do Queijo de Celorico da Beira arranca na sexta-feira

No cartaz musical, o município destacou os espetáculos de Quim Barreiros (sexta-feira, 22h00) e do grupo The Gift (sábado, 22h00).

A 44ª edição da Feira do Queijo da Serra da Estrela vai arrancar na sexta-feira, dia 10 de fevereiro, em Celorico da Beira, no edifício do Mercado Municipal e em tendas instaladas na zona envolvente.


Segundo a Câmara Municipal de Celorico da Beira, a iniciativa visa contribuir para a valorização, promoção e divulgação do Queijo, enquanto produto endógeno de excelência, identitário do território, bem como de outros produtos artesanais.


“De 10 a 12 de fevereiro, o queijo é mais uma vez o mote para Celorico da Beira – Capital do Queijo Serra da Estrela – defender, valorizar, promover e divulgar o território e as enormes potencialidades e, em especial, a excelência deste produto endógeno, embaixador da serra da Estrela no país e no mundo, verdadeiro cartão de visita do concelho e pedra basilar da economia local, bem como para homenagear os artífices destas obras de arte da gastronomia serrana”, referiu o município, em comunicado.


Segundo a autarquia de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, a edição deste ano do certame anual “irá decorrer num espaço maior e melhorado, no Mercado Municipal e na sua área envolvente, e contará com a participação de cerca de 150 expositores com uma vasta gama de produtos, que primam pela excelência da qualidade, em especial o queijo, o produto rei da festa”.


A Câmara Municipal presidida por Carlos Ascensão adiantou que a feira é o “evento maior do cartaz turístico” do concelho e a sua realização “acarreta movimento, animação, dinamismo e visibilidade ao concelho e à região da serra da Estrela”.


O programa da 44.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Celorico da Beira inclui espetáculos musicais, animação de rua, mostras de artesanato e de produtos locais, ‘showcooking’, degustações de queijo e de vinho, oficinas de sabores, atividades lúdico-desportivas, entre outras iniciativas.


No cartaz musical, o município destacou os espetáculos de Quim Barreiros (sexta-feira, 22h00) e do grupo The Gift (sábado, 22h00).


Os visitantes poderão ainda assistir à transmissão em direto do Programa da TVI “Somos Portugal”, a partir das 14h00 de dia 12 de fevereiro.


Na manhã do mesmo dia também decorrerá a “II Rota do Queijo – Uma aventura Gastronómica”, para realizar a pé ou de bicicleta, que terá percursos “entrecortados com pequenas degustações, do que melhor se produz no concelho, que permitirão, simultaneamente, promover o território e as suas riquezas patrimoniais, e aos desportistas regalarem-se com os tesouros da gastronomia celoricense e desfrutarem da beleza das paisagens de montanha”.


O município de Celorico da Beira disse esperar que a 44.ª Feira do Queijo Serra da Estrela “seja uma verdadeira festa, uma celebração do queijo e um tributo aos seus artífices”.


Conteúdo Recomendado