Feira do Jarmelo que divulga vaca típica da Guarda cumpre 33.ª edição

Hoje há animação musical, folclore, uma garraiada, atividades de animação, degustação de produtos endógenos, uma mostra de vinhos, enchidos e artesanato local, entre outras.

O Jarmelo, no concelho da Guarda, acolhe hoje, domingo, a 33.ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, um certame anual que visa promover o mundo rural e divulgar a raça bovina típica da região.
O evento, organizado pelas duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), pela Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e pela ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal, inclui o 8.º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
A iniciativa pretende “promover o encontro, diálogo e aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente”, e está integrada no ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda.
Segundo a organização, o programa do evento começa com a receção dos animais sujeitos a concurso (bovinos, caprinos e ovinos) “que estarão em exposição durante toda a manhã até à entrega dos prémios aos seus criadores”.
“Mais uma vez se espera uma grande afluência de visitantes à antiga vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio em pleno mundo rural”, referem os organizadores em nota hoje enviada à agência Lusa.
A fonte refere ainda que durante o dia haverá animação musical, folclore, uma garraiada, atividades de animação para os mais novos, degustação de produtos endógenos (com destaque para a carne de vaca jarmelista), uma mostra de vinhos, enchidos e artesanato local.
Estão também programadas visitas encenadas ao antigo Castro do Jarmelo, que recordarão aos participantes “um pouco da história da antiga vila do Jarmelo”, que está associada a episódios históricos relacionados com Dom Pedro e Inês de Castro.
O Castro do Jarmelo encontra-se classificado como imóvel de interesse público desde 1953 e muitos são os motivos de interesse turístico ali existentes: muralha da antiga vila, igreja de São Miguel, igreja de São Pedro, capela de Santa Cruz, fontes de mergulho, sepulturas rupestres e cruzeiros.
A organização da feira pecuária do Jarmelo anuncia que este ano, pela primeira vez, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda, está prevista a disponibilidade de transporte gratuito ao longo de todo o dia entre a cidade da Guarda e o Jarmelo, medida que permitirá “uma melhoria substancial na mobilidade e no acesso” ao local.
“Será assim possível visitar a 33.ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, desde a cidade da Guarda, sem o recurso ao transporte individual”, lê-se na nota.


Conteúdo Recomendado