Federação de Desportos de Inverno põe 1.200 crianças a fazer esqui e snowboard

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) vai iniciar no esqui e snowboard 1.200 crianças de escolas dos 1.º e 2.º ciclos de todo o país, informou hoje o presidente do organismo, Pedro Farromba.

Segundo Pedro Farromba, a iniciativa, que decorrerá no Ski Parque (piso sintético) até haver neve na estância na Serra da Estrela, insere-se no âmbito do projecto Ski 4 All, que se realiza pela segunda vez.

Para participar no projeto cada criança paga o preço simbólico de um euro e a soma angariada reverte para a reflorestação de dois hectares na Serra da Estrela, através da plantação de 3.400 carvalhos e 400 medronheiros.

No ano passado estiveram um dia a aprender esqui mil crianças, de oito municípios da corda da Serra da Estrela. Este ano, o projeto foi alargado a 1.200 participantes, a escolas de todo o país e foi introduzido o snowboard.

“É um projeto ambicioso, fruto da nossa vontade e convicção em divulgar as nossas modalidades. Estamos a dar a possibilidade de experimentarem o esqui e o snowboard, sem custos, crianças que poderiam não ter essa oportunidade, seja pela distância, pelos custos ou por outro fator”, realça Pedro Farromba, presidente da federação.

Durante uma manhã, ensina-se a deslizar na neve, a travar, a controlar a velocidade e os princípios básicos da viragem, explica o selecionador português, Sérgio Figueiredo, para quem esta é também uma forma de “criar o bichinho” pelas duas modalidades.

“Embora neste nível não haja rigor competitivo, podemos vir a detetar crianças que possam ser referenciadas aos clubes”, acrescenta o técnico luso.

Por as inscrições serem limitadas, a seleção é feita em função da ordem de inscrição. O primeiro dos 22 dias de atividades tem início ainda neste mês de outubro e o encerramento do Ski 4 All coincide com o Dia Mundial da Neve, a 20 de janeiro.

Cada escola pode inscrever entre 40 e 60 alunos. O equipamento é fornecido pela organização e as refeições fornecidas por um dos parceiros do projeto.


Conteúdo Recomendado