Fab Lab Aldeias do Xisto abre bolsas para o Fab Academy

O Fab Lab Aldeias do Xisto irá promover a 10ª edição do programa educativo Fab Academy, simultaneamente com mais de 120 Fab Labs distribuídos por todo o Mundo na exploração das aplicações e implicações da fabricação digital.

Vão ser vinte semanas de aprendizagem para projetar e fabricar “quase tudo”. Neil Gershenfeld, conceituado físico do MIT, é, mais uma vez, o líder desta iniciativa.

A partir de janeiro, todas as quartas-feiras, às 9 horas em Boston, 6 horas no Alasca, 4 horas na Nova Zelândia, 11 horas no Japão e 14 horas no Fundão, pequenos grupos de alunos irão reunir-se para a aula nos seus Fab Labs, instalações equipadas com ferramentas de fabricação digital, e assistir ao vivo à masterclass lecionada por Neil Gershenfeld através de um sistema de videoconferência global.

Todas as semanas existe um tópico diferente: CAD, gestão de projetos, eletrónica, programação, compósitos, impressão em 3D, corte e laser e design de interfaces

O Fab Lab Aldeias do Xisto irá abrir quatro vagas para bolsas de estudo, com descontos que poderão ir até aos 50% de isenção na propina, mediante condições especiais, que irão ser analisadas até dia 10 de janeiro.

Para mais informações e inscrições poderá contactar o Fab Lab Aldeias do Xisto através dos contactos telefónicos 275 751 365 e 961 977 022, do endereço de correio eletrónico fablabax@cm-fundao.pt ou dos seguintes links:

Bolsa de Estudo: https://goo.gl/forms/HC05vflbSBHpH2Dy2

Fab Academy: http://fabacademy.org

Formulário de inscrição: https://form.jotformeu.com/71832813940356

Fab Lab Aldeias do Xisto: https://www.facebook.com/FabLabAldeiasDoXisto/.

FABL LAB Aldeias do Xisto

O FABL LAB Aldeias do Xisto funciona na Antiga praça Municipal do Fundão e é um espaço de criação e experimentação de baixo custo e onde não há limites para a criatividade. Este laboratório foi o primeiro a nascer na região, em que a Câmara Municipal é o principal promotor, apostando numa estratégia de inovação e empreendedorismo.

Aqui poderá encontrar tecnologia avançada que está à disposição do cidadão comum para encontrar a melhor forma de concretizar os projetos. A ideia é ajudar a encontrar as soluções mais adequadas para aqueles que ali procuram novos caminhos criativos e empresariais.

Trata-se de um laboratório de prototipagem onde se pretende que seja possível fazer quase tudo. Espaço acessível à comunidade em geral e especialmente direcionado para as comunidades académicas das instituições de ensino superior.

Promovendo a cooperação e a partilha de conhecimentos, o Fab Lab permitirá contextualizar, desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções inovadoras.

Entre outros, será composto pelos seguintes equipamentos: impressora 3D, máquina CNC de corte e gravação por frese, fresadora e scanner 3D, plotter de corte, máquina de corte a laser e máquina de costura.


Conteúdo Recomendado