Exercício transfronteiriço testou capacidades de resposta entre GNR e Guardia Civil

O simulacro pretendeu também testar as comunicações entre a GNR e Guardia Civil, com a finalidade de contribuir para a melhoria de procedimentos para intervenção em situações reais, segundo a GNR.

O Comando Territorial da Guarda da GNR e a Guardia Civil de Espanha, testaram ontem, com sucesso, as capacidades de resposta conjuntas, durante um exercício que começou no Sabugal e terminou em território espanhol.

O exercício começou pelas 10 horas, no Sabugal, no distrito da Guarda, com a simulação de um furto numa residência, por dois indivíduos que se puseram em fuga num carro, em direção a Espanha.

Segundo o tenente-coronel Cura Marques, oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, após o alerta, o veículo seguiu para Espanha, com passagem pela vila do Soito (Sabugal), após “furar” uma primeira barreira de segurança em território nacional.

Os “suspeitos” foram detidos, pelas 11h30, já em território espanhol, na localidade de Puebla de Azaba, a poucos quilómetros de distância da linha de fronteira.

O exercício de cooperação policial, realizado no âmbito das operações transfronteiriças ao abrigo do acordo Schengen, teve como finalidade “exercitar, testar e implementar as capacidades de resposta de ambas as forças de segurança nas perseguições policiais transfronteiriças”.

O simulacro pretendeu também testar as comunicações entre a GNR e Guardia Civil, com a finalidade de contribuir para a melhoria de procedimentos para intervenção em situações reais, segundo a GNR.

“O balanço é positivo. O exercício correu bem, decorreu conforme o planeado. Em termos de comunicações rádio, tudo funcionou bem e a comunicação ao nível de linguagem e de código, também correu bem”, disse Cura Marques à agência Lusa.

No exercício transfronteiriço hoje realizado foram empenhadas sete patrulhas da GNR, uma do Destacamento de Trânsito e outra do Destacamento de Intervenção da Guarda e três da Guardia Civil espanhola.

Foi o quinto exercício do género realizado pela GNR da Guarda e pela Guardia Civil de Salamanca (Espanha) e o primeiro deste ano.

As duas entidades preveem realizar outra atividade, no final do ano, em território espanhol.


Conteúdo Recomendado