Estudantes de quatro países visitaram Seia

O Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, acolheu, desde o dia 15 e até ontem, alunos e professores de quatro escolas da Europa, no âmbito do 2º Encontro Transnacional “Old Jobs and New Jobs”, apoiado pelo programa ERASMUS+.

Desenvolvido ao longo do biénio 2014-2016, o projeto é coordenado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, integra as escolas de Osnovna sola Sticna (Osrednjeslovenska – Eslovénia), Zakladna skola, Haniska 290 (Haniska – Eslováquia), CEIP Virgen de la Cabeza (Granda – Espanha) e Defne Kazim Karabekir Ortaokulu (Hatay – Turquia) e procura promover o intercâmbio de saberes entre escolas da Europa e, nos seus objetivos essenciais, desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo, entre as várias comunidades educativas, no que respeita à diversidade de culturas, línguas e valores.

Este projeto tem como finalidade desenvolver capacidades de empreendedorismo junto dos alunos, encorajando-os a conhecer e a utilizar alguns recursos e produtos locais, com enfoque na investigação e cultivo de cebola, centeio e ervas aromáticas, através de atividades ligadas à agricultura biológica e a profissões antigas a esta ligadas, contando neste âmbito com o apoio técnico do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O programa procura, ao mesmo tempo, fomentar o turismo, introduzindo valor acrescentado de produtos como sal de ervas, rotas turísticas, entre outros.

Os participantes foram recebidos, pelo presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, a que se seguiu uma visita a monumentos de Seia (Rota Histórica) e à horta pedagógica do Centro Escolar de S. Romão.

Do vasto programa, associado à visita dos parceiros europeus, constaram uma visita guiada à serra da Estrela, desenvolvida pelo CISE, a realização da Rota do Centeio no Sabugueiro, a visita ao Museu do Pão, um Show Cooking na Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG, um workshop de dança, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação no Centro Escolar de Seia (CES).

Durante o dia de hoje, realizou-se um Programa Bioday, na Escola Sede do Agrupamento, que incluiu uma mostra de artesanato e venda de produtos agrícolas da região, palestras e workshops e a atuação do Rancho Folclórico da Casa Santa Isabel, na escola sede (Escola Dr. Guilherme Correia de carvalho).

Decorreu ainda um concerto pela Orquestra Didática – Collegium Musicum e Orfeão de Seia, no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia. Amanhã, os participantes deslocam-se a Coimbra, onde visitarão a Universidade de Coimbra, Museu Machado de Castro, Jardim Botânico e o Portugal dos Pequeninos, regressando a Seia ao final do dia para uma Ceia Medieval na Quinta do Crestelo.


Conteúdo Recomendado