Estudante da UBI conquista prémio para jovens investigadores em Espanha

http://www.urbi.ubi.pt/media//2016-08-gasparubi.jpg

O aluno finalista do Mestrado em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), Jorge dos Santos Gaspar, foi o grande vencedor do V Premio ASEPELT Jóvenes Investigadores-Premio Bernardo Pena 2016. O que lhe permitiu a conquista deste galardão foi o trabalho que apresentou sobre Economia da Energia, no XXX Congreso Internacional de Economía Aplicada (ASEPELT 2016), que decorreu em Valencia, Espanha, de dia 30 de junho a 2 de julho.

Com o estudo intitulado “Energy-growth nexus and sustainable development in Europe: a panel approach”, desenvolvido em co-autoria com os docentes da UBI António Marques e José Alberto Fuinhas, o jovem estudante acabou mesmo por trazer o prémio para Portugal. Segundo Jorge dos Santos Gaspar a atribuição deste prémio “é o reconhecimento não só do meu trabalho, mas também de todos aqueles que trabalham na área da Economia da Energia”.

A investigação que surge no seguimento da dissertação de Mestrado está centrada numa nova abordagem do consumo de energia e das suas consequências para o crescimento económico e para o desenvolvimento sustentável dos países, uma temática de futuro que convenceu os jurados da conferência. “O júri destacou que era um trabalho muito interessante em termos de futuro, principalmente o desenvolvimento sustentável, que é algo que agora está muito em voga devido à degradação dos recursos naturais na terra e às alterações climáticas”, explica.

Através da participação neste género de iniciativas o recém-mestre pela UBI acredita que está a “divulgar o nome da universidade”, ao mesmo tempo que mostra “o trabalho que realizo”, assume. De resto, sublinha que “o meu orientador António Marques e o co-orientador José Fuinhas foram uma ajuda essencial, sem a sua experiência e reconhecimento era impossível fazer uma coisa como eu fiz”.

Por sua vez, o professor da academia covilhanense salienta que “a investigação em Economia da Energia na UBI tem granjeado visibilidade internacional, nomeadamente pela publicação nas mais prestigiadas revistas científicas da área”. “Este prémio é importante para o curso de Economia e para a UBI por ser um reconhecimento adicional da acuidade da investigação realizada pela equipa de Economia da Energia, mas essencialmente por ser o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, pelo Jorge Gaspar, no âmbito do segundo ciclo em Economia da UBI”, acrescenta António Marques.

Quanto ao futuro, Jorge dos Santos Gaspar admite que ainda não tem certezas se vai enveredar pela área de investigação. A Associação Internacional de Economia Aplicada (ASEPELT) possui mais de 700 sócios individuais, que pertencem aos mais variados organismos públicos e privados, empresas e entidades sem fins lucrativos. Fazem ainda parte da ASEPELT vários associados institucionais.



Conteúdo Recomendado