Escavações no castelo da Vila do Touro (Sabugal)

Está a decorrer desde o dia 19 de julho até ao 10 de agosto a 2ª campanha de escavações arqueológicas no castelo de Vila do Touro, no concelho do Sabugal.

O Município do Sabugal promove, uma vez mais, um campo de trabalho em parceria com alunos e professores da Universidade de Coimbra, decorrendo simultaneamente um outro projeto financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, que levou mais 15 jovens estrangeiros até ao concelho. A iniciativa tem os apoios da Associação Transcudânia, da Junta de Freguesia de Vila do Touro e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Sabugal.


Em conjunto, os 25 participantes promovem trabalhos de estudo e investigação arqueológica numa das fortificações medievais menos conhecidas do nosso município, procurando evidências sobre as comunidades camponesas que ocuparam o sítio há cerca de 3000 anos atrás e testemunhos materiais do período posterior de reocupação do séc. XIII, durante as obras de construção do castelo medieval, nunca totalmente acabado.
Paralelamente, têm sido disponibilizados aos jovens oriundos de 8 países diferentes (Espanha, França, Itália, Alemanha, Croácia, República Checa, Polónia e Turquia) momentos de contacto com o património natural, histórico e imaterial da região.


Conteúdo Recomendado