Engenheiros da UBI com reconhecimento europeu

Os formados na Faculdade de Engenharia vão poder ter o estatuto de Engenheiro Europeu, depois da entrada dos cursos no Index da FEANI – Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia.

Na área da Engenharia Civil, na sequência de um protocolo com uma universidade brasileira, vão poder exercer ou estudar no país sul americano.

Os engenheiros formados na Universidade da Beira Interior (UBI) já podem obter o título de Engenheiro Europeu (EUR ING), um estatuto que é atribuído pela FEANI – Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia. Esta certificação resulta da entrada dos cursos ministrados pela Faculdade de Engenharia (FE) no Index da FEANI – Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia.

Esta indexação na FEANI permitirá o exercício da profissão de engenheiro em todo o espaço europeu, daí que Mário Freire destaque a entrada dos cursos da Faculdade de Engenharia na listagem da associação europeia com sede em Bruxelas. “Este é um importante reconhecimento da formação da engenharia na UBI, que se junta à da Ordem dos Engenheiros”, salienta presidente da FE.

A FEANI – Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia é uma federação de engenheiros profissionais que junta associações do setor sedeadas  32 países europeus. É representante dos interesses de mais de 3,5 milhões de engenheiros profissionais na Europa.

Com sede em Bruxelas, tem como objetivo ser a única voz para a profissão de engenheiro na Europa, querendo afirmar e desenvolver a identidade profissional dos engenheiros através de atividades e serviços, especialmente a atribuição do título profissional EUR ING. A FEANI visa ainda facilitar o reconhecimento das qualificações de engenharia na Europa e de reforçar a posição, o papel e a responsabilidade dos engenheiros na sociedade.

 

ENGENHEIROS RECONHECIDOS NO BRASIL

Ainda na mesma Faculdade, mas especificamente na área da Engenharia Civil, a UBI reforçou o protocolo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assinado em 2012, que prevê o reconhecimento automático da formação naquela área, mas no Brasil.

“Desta forma, qualquer graduado em Engenharia Civil das duas instituições pode pedir reconhecimento da respetiva formação na outra instituição, de forma a prosseguir estudos ou exercer a profissão de Engenheiro Civil no outro país”, segundo anuncia a UBI.

O protocolo rubricado na última semana prevê ainda a realização de atividades de intercâmbio de docentes e alunos entre o Departamento de Construção Civil da Poli/UFRJ e o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da FEUBI.

Este diálogo entre as duas instituições tem como objetivo realizar ou participar em cursos, fazer visitas técnicas entre ambas e participar em orientações e teses.

“As áreas em foco numa fase inicial serão Conservação e Reabilitação de Edifícios, Planeamento e Gestão de Obras, Materiais e Processos Construtivos, Sustentabilidade nas Construções, Patologia das Construções, Avaliação e Qualidade das Edifícios”, ainda de acordo com a UBI.


Conteúdo Recomendado