Enfermeiro assinala Dia Mundial da Saúde Mental com percurso de bicicleta Guarda - Coimbra

http://economico.sapo.pt/

Um enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, com a realização, no próximo sábado, dia 5 de outubro, de uma etapa de bicicleta que ligará Guarda e Coimbra.

Segundo Pedro Renca, enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – Polo Hospital Sobral Cid, que promove a iniciativa pelo segundo ano consecutivo, a “MENTALbike Tour” terá um percurso de cerca de 200 quilómetros e ligará duas cidades e duas instituições de atuação na área da saúde mental: o Hospital Sousa Martins (Guarda) e o Hospital Sobral Cid (Coimbra).

O percurso terá início pelas 07h00, junto do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda, e tem o fim previsto para as 15h00, para o CHUC – Hospital Sobral Cid, em Coimbra.

No ano passado, a iniciativa teve um percurso inverso, ligando as cidades de Coimbra e da Guarda.

A atividade está inserida nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala em 10 de outubro, e pretende sensibilizar as pessoas “para a importância do uso de estratégias” na promoção da própria saúde mental.

“O objetivo é assinalar, desta forma, o Dia da Saúde Mental, sensibilizando a comunidade em geral para a possibilidade da prática de uma atividade física como uma estratégia de equilíbrio para a saúde em geral e, especificamente, para a saúde mental”, referiu hoje à agência Lusa o mentor da ideia.

De acordo com Pedro Renca, a iniciativa é promovida pela saúde mental e pela preocupação que as pessoas devem procurar ter para atingirem “o equilíbrio e bem-estar”.

“No nosso dia-a-dia, o desporto ou outra atividade que nos ajude a descomprimir e a encontrar uma certa tranquilidade, é importante. O desporto é um exemplo, mas também pode ser a leitura, a música, o passeio ou a caminhada”, enfatizou.

O responsável lembrou que, nos últimos anos, como cidadão e como enfermeiro especialista em enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, tem vindo a desenvolver vários projetos na área do cinema, da fotografia, da pintura e da escrita, que demonstram a sua preocupação “para melhorar a literacia nesta área específica”.

O evento agendado para o dia 05 de outubro, um sábado, é aberto à comunidade em geral e os interessados poderão realizar o percurso na sua totalidade ou apenas parte dele, no início ou na chegada.

A primeira edição do “MENTALbike Tour” foi “muito boa”, porque “envolveu bastante gente ao longo do trajeto” que ligou Coimbra à Guarda, lembra o organizador.

“No ano passado, cinco pessoas fizeram o trajeto todo, mas ao longo do percurso chegaram a rodar 30 pessoas em simultâneo. Este ano, pelo envolvimento e interesse, acredito que a participação irá ser maior, o que quer dizer que as pessoas estão atentas e querem participar neste tipo de iniciativa”, declarou.

Segundo Pedro Renca, que é natural da Guarda e exerce a atividade profissional em Coimbra, as duas instituições de saúde envolvidas no projeto estão a realizar um trabalho com utentes “para se envolverem na partida e na chegada”.


Conteúdo Recomendado