Diga 'adeus' ao verão de São Martinho. A chuva está de regresso

Além da chuva, a semana ficará marcada por vento, que poderá ser forte.

Depois do (curto) verão de São Martinho, a chuva regressa em força na semana de 14 a 20 de novembro, especialmente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Ainda assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ressalva que as temperaturas continuarão acima do normal para a época.

Segundo o organismo, a precipitação no Minho, Douro Litoral e na região montanhosa do Caramulo e Montemuro poderão atingir valores na ordem de 90 mm, ao passo que, no Sul do país, a precipitação semanal ficará pelos 10 a 20 mm, “valor próximo do normal nesta região”.

Além da chuva, a semana ficará marcada por “vento do quadrante sul, soprando por vezes forte e, ocasionalmente, com rajadas da ordem de 90 km/h, nas terras altas e no litoral das regiões Norte e Centro”.

Conforme detalha o IPMA, estas condições meteorológicas devem-se “ao estabelecimento de uma corrente forte de oeste no Atlântico à latitude, aproximada, do norte de Portugal Continental, e à passagem de ondulações frontais de atividade forte ou moderada pelo território”, principalmente nos dias 15 e 17 de novembro, verificando-se um agravamento do estado do tempo.

Por outro lado, as temperaturas continuarão acima do normal para a época, ainda que com algumas flutuações. Assim, o IPMA prevê “valores da temperatura máxima da ordem de 20°C na região Sul”, enquanto “a temperatura mínima terá valores da ordem de 5°C ou inferior nas terras mais altas”.


Conteúdo Recomendado