Dia Internacional da Mulher dedicado ao Desporto Tradicional na Guarda

O município da Guarda e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) vão, em conjunto, assinalar o Dia Internacional da Mulher ao longo do mês de março.

O tema dos jogos e do desporto, em especial, tradicional vão dar o mote para a apresentação de uma Mostra Fotográfica, de um Seminário e culmina com a apresentação de um livro.


Este Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vai ser marcado na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, às 14h30, pela inauguração da Mostra de Fotografias e Objetos de Jogos Tradicionais “A Menina Joga?” e com uma Mesa Redonda dinamizada pela Senhora Vereadora Diana Monteiro com o tema “A Tradição e a (R)evolução da Mulher no Desporto” no qual, para além da presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda- Elsa Fernandes, vão participar desportistas, dirigentes, técnicas e professoras da Guarda.

No dia 29 de março apresenta-se o livro “A Mulher e o Desporto Tradicional”, uma edição bilingue de Norberto Gonçalves e Carlos de La Villa com o apoio da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e da Associação de Aranda do Douro La Tanguilla onde vários autores se questionam sobre a o papel da mulher no desporto e nos jogos tradicionais e onde o autor português levanta algumas questões que serviram de inspiração a este conjunto de ações.

Na Mostra “A Menina Joga?” que vai estar patente entre o dia 8 de março e o dia 30 de março podem ser observados vários jogos, seja em fotografia, seja em objetos ou representações: Jogos como o 3 em Linha ou 5 cantinhos; as Andas; a Corrida com Arcos; o Barril; o Bom Barqueiro; o Burro; a Cabra Cega; a Cadeirinha; a Cama de Gato ou Linhas; a corrida com Cântaros; a Cantarinha; o Cântaro em Linha e em Roda; a Luta Tracção com Corda; a Corrida de Sacos; o Elástico; as Lagartas; a Macaca; o Jogo do Pau; as Pedrinhas; a Péla; o Pneu; o Salto ao Eixo; o Sapo; o Jogo do Tamanco.

Através destas iniciativas, tanto o Município da Guarda como a AJTG, “quiseram contextualizar o debate da igualdade de género num tema que é transversal à sociedade e onde ainda hoje é muito presente a desigualdade, seja na gestão, seja na disseminação ou mesmo no acesso às oportunidades –o desporto. É também por isso que, estas iniciativas se inserem no Plano Municipal para a Igualdade de Género e são patrocinadas pela Conselheira Municipal para a Igualdade de Género, Amélia Fernandes”.


Conteúdo Recomendado