Dia Aberto no Centro de Interpretação da Serra da Estrela

O CISE, em Seia, abre as suas portas à comunidade no dia 24 de novembro, com a realização de um Dia Aberto que possibilita visitas guiadas às diversas salas de exposições.

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela abre as suas portas à comunidade no próximo sábado, dia 24 de novembro, convidando todos os interessados a visitar e conhecer as exposições e a biodiversidade do seu parque. Segundo a organização “esta é uma oportunidade para conhecer e visitar gratuitamente o CISE e olhar a montanha sob um outro prisma.

As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16 horas, e proporcionam um percurso virtual à serra da Estrela, proporcionando aos visitantes “uma viagem mais alargada ao mundo da fauna e da flora da região”.

Na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, são apresentados, de forma atrativa em diferentes suportes expositivos, diversas áreas do conhecimento que integram aspetos científicos, didáticos e lúdicos, relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à serra da Estrela, como explica uma nota da organização.

Na sala Património e Natureza, atualmente dedicada às “Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade”, é retratada a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela (SHSE).

Às 10h30 inicia-se a visita guiada ao espaço exterior do CISE, o principal espaço arborizado da cidade, com a finalidade de os participantes conhecerem e explorarem a biodiversidade aí existente. Esta atividade está limitada a 15 participantes e carece de inscrição prévia.

O programa durante a tarde integra ainda a entrega dos prémios do concurso de XV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela e, às 16h30, a conversa fotográfica “EU + FOTO + NATUREZA”, onde será abordada a perspetiva do fotógrafo Pedro Martins sobre a fotografia e o mundo natural.


Conteúdo Recomendado