Desfile e Julgamento do Galo decorre esta tarde

Pelas 15h00, terá início na Alameda de Santo André o Desfile e Julgamento do Galo, que junta a sátira e o humor e conta com o desfile de cerca de 30 freguesias do concelho da Guarda até à Praça Luís de Camões.

Hoje, dia 19 de fevereiro, continuam as comemorações da época carnavalesca da GuardaFolia, com o habitual “cabeça de cartaz” – o Desfile e Julgamento do Galo – e a Fun Run.


As atividades começam na Praça do Município esta manhã, pelas 10h30, com a “corrida mais divertida do ano” – a Fun Run.


Esta iniciativa vai levar os participantes a percorrerem as ruas da cidade, num percurso de cerca de 5 quilómetros, “cheio de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado”.


Pelas 15h00, terá início na Alameda de Santo André o Desfile e Julgamento do Galo, que junta a sátira e o humor e conta com o desfile de cerca de 30 freguesias do concelho da Guarda até à Praça Luís de Camões.


Neste local, o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão, numa catarse que pretende espiar todos os males de 2022, dando esperança para o novo ano de 2023.


De um lado vão estar os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”, sendo que os testemunhos, nesta edição, vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória.


Nesta edição, o “Culpado disto tudo”: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia e Vítor Freitas e arderá, condenado como sempre na fogueira, no final deste Julgamento. Terminado o espetáculo, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial- julgamento, servindo uma saborosa canja de galo.


Os foliões de Carnaval poderão ainda visitar, até ao dia 20 de fevereiro, as Tabernas do Entrudo, situadas no Largo de S. Francisco, atrás do Hotel Turismo da Guarda, e que contam hoje, com a atuação de Miguel Azevedo e do DJ Dílcio.


No espaço vão estar, como habitualmente, várias associações rurais do concelho apresentando ementas feitas à moda da época carnavalesca, com os enchidos e com outros petiscos da região, destacando-se a carne de vaca jarmelista.


O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra, uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho.


À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça Central da localidade, com início agendado para as 18h00.


Com a GuardaFolia, o Município da Guarda pretende “atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio”.


O objetivo passa também “pelo reforço da autoestima dos guardenses e pela promoção das tradições e da cultura da região. Reforçando a iniciativa como espetáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano, afirmando a Guarda no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição”.


Conteúdo Recomendado