Covilhanense preside a Academia Europeia de Optometria e Ótica

Nascido na Covilhã, Eduardo Teixeira licenciou-se em Optometria e Optotecnia (Física Aplicada) pela Universidade da Beira Interior (UBI), sendo, atualmente, mestrando em Optometria Avançada na Escola de Ciências da Universidade do Minho.

O português Eduardo Teixeira, aluno do mestrado em Optometria Avançada da Universidade do Minho (UMinho), acaba de ser eleito presidente da Academia Europeia de Optometria e Ótica (EAOO, na sigla em inglês), que tem sede em Londres, Inglaterra, e agrega mais de 600 cientistas de instituições da Europa e de países como EUA, Irão e Israel.
O mandato de Eduardo Teixeira, de 38 anos, vai iniciar-se em maio de 2017 pelo que, por enquanto, o português vai tomar posse como vice-presidente da entidade, fundada em 2009 e que tem como objetivo afirmar o setor da optometria e da ótica na sociedade e unir os cientistas, os profissionais e a indústria.
Em comunicado enviado pela UMinho, o estudante de mestrado confessa que a oportunidade de presidir à EAOO o deixa “muito feliz, mas consciente de que há muito trabalho para fazer”.
“O desenvolvimento da optometria e da ótica regista níveis diferentes nos países da Europa, pelo que queremos melhorar os padrões e homogeneizar a prática e o conhecimento desta ciência”, revela Eduardo Teixeira, acrescentando que a academia tem, igualmente, como meta apoiar os especialistas.
“Temos, também, a missão crucial de ajudar os profissionais a superarem os desafios e a atingirem níveis de excelência, bem como de levar ao público os benefícios diretos e os principais avanços na área, porque trabalhamos para as pessoas”, garante.
Embora se trate de um organismo jovem, a EAOO, considera o futuro presidente, “tem grande potencial de crescimento”. “Vamos procurar envolver cada vez mais universidades e centros científicos, nomeadamente em Portugal”, promete Eduardo Teixeira, que é ainda cofundador, membro da administração e coordenador do grupo de cuidados primários da Academia.
O português já integrou, também, o Comité de Serviços Profissionais do Conselho Europeu de Optometria e Ótica, presidiu à Associação de Profissionais Licenciados de Optometria entre 2004 e 2012 e fez parte do Senado da UBI.
Neste momento, a par de continuar a estudar, trabalha no Centro Visual da Baixa da Banheira, em Setúbal, e organiza eventos científicos. Já publicou, igualmente, vários artigos, um deles sobre a história da optometria em Portugal.

Conteúdo Recomendado