Covilhã vai ter nova ligação entre a Universidade e Jardim da Goldra

O investimento global rondará os 450 mil euros e a UBI espera que a empreitada possa ser lançada ao longo do próximo ano.

A Câmara da Covilhã e a Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceram hoje uma parceria para a criação de uma ligação entre a parte de trás da biblioteca daquela instituição de ensino superior e o Jardim da Goldra.

O projeto está delineado para a denominada “Avenida do Biribau” e visa tornar acessível a encosta que se vê a partir da esplanada da Biblioteca da UBI e que atualmente está sem qualquer aproveitamento.

A obra também entronca noutros projetos que já estão delineados, designadamente a requalificação que o município quer fazer no próprio Jardim da Goldra ou a concretização de um novo edifício da UBI que deverá ser dedicado às artes cinematográficas.

“A ideia é tornar toda a zona acessível e com capacidade de mobilidade, permitindo a fruição do espaço, designadamente por parte dos estudantes”, referiu o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

O autarca falava na sessão de assinatura do memorando de entendimento entre as duas entidades, num ato que também marcou simbolicamente o 34.º aniversário da UBI, que se assinalou hoje, sem lugar a celebração oficial devido à situação de pandemia.

A parceria vigora até 2022, mas, segundo o autarca, a obra irá avançar “tão rápido quanto possível”, sendo que a Câmara se compromete a concretizar os trabalhos, enquanto a UBI cede os terrenos.

A intervenção vai ainda interligar-se ao projeto de requalificação que a Câmara da Covilhã quer levar a cabo no Jardim da Goldra e que poderá vir a incluir um anfiteatro ao ar livre.

Para aquela zona está ainda prevista a construção de umas escadas que sirvam de alternativa ao elevador, sendo que esta deverá ser a primeira obra do conjunto de projetos a avançar.

Vítor Pereira frisou que espera que essa escadaria possa estar concluída antes do final do ano e lembrou a importância deste conjunto de projetos para dar uma nova dinâmica àquela zona da cidade.

Por seu turno, o reitor da UBI, António Fidalgo, frisou que cooperação hoje estabelecida também vem “materializar o espírito de franca parceria e de estreita colaboração” que tem havido entre o município e a universidade.

António Fidalgo sublinhou igualmente a importância que a obra tem para concretizar o objetivo de afirmar cada vez mais a Covilhã como “cidade campus”.

Segundo explicou, esta intervenção também criará acessibilidades a um terreno onde a UBI pretende fazer um novo edifício dedicado à área de Cinema.

O investimento global rondará os 450 mil euros e a UBI espera que a empreitada possa ser lançada ao longo do próximo ano.

Destacando a relevância do 34.º aniversário e frisou que a UBI continua a funcionar, apesar da pandemia.


Conteúdo Recomendado