Evento Terminado em 2023-05-31 23:00:00

Covilhã recebe durante 3 dias o maior debate nacional sobre Turismo Interno

Início: 2023-05-29 09:00:00
Fim: 2023-05-31 23:00:00
Local do Evento: Covilhã
Entidade Promotora: Turismo do Centro

Outro fator que está na génese do Fórum Vê Portugal é “a diversidade que os diferentes polos turísticos do país oferece à marca Portugal”, considerou Pedro Machado.

A cidade da Covilhã vai acolher, de 29 a 31 de maio, a 9.ª edição do Fórum Vê Portugal. Trata-se de uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno. O tema central desta edição desafia a “Inspirar. Criar. Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.


Durante a apresentação, Pedro Machado explicou os motivos da realização deste fórum na Covilhã. “Ao escolhermos esta cidade para sede desta edição do Vê Portugal, estamos a dar um sinal da relevância do interior para o turismo interno. Os números dão conta da importância do turismo interno. Desde a pandemia, o mercado interno respondeu de forma muito positiva, tendo reforçado a sua importância no ano de 2022.”, sublinhou. Acrescentou ainda que “Não podemos esquecer que Espanha e Portugal juntos constituem a maior plataforma mundial de receção de turistas, com cerca de 200 milhões de consumidores”.


Outro fator que está na génese do Fórum Vê Portugal é “a diversidade que os diferentes polos turísticos do país oferece à marca Portugal”, considerou Pedro Machado. “São os nossos territórios que, a montante, fazem a riqueza da oferta da marca Portugal. Com este fórum, queremos aumentar a perceção dos territórios do interior, muitas vezes injustamente esquecidos”, justificou.

O programa, ainda por completar, pode ser consultado em AQUI.

Os trabalhos começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17 e as 19 horas, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das “Reuniões B2B”. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Segue-se um Welcome Drink no Pena D´Água Boutique Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões B2B.


O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã.


A Sessão de Abertura do evento terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
Seguem-se dois momentos que seguramente deixarão a audiência conquistada. Jorge Sequeira, um dos mais conhecidos “motivational speakers” nacionais, fará uma preleção a todos os presentes, com o tema “Dar ao Pedal – Destino e Partida Sem Igual”; e Luís Osório, escritor e jornalista, cronista diário na TSF, fará um “Postal do Dia” especial.


Às 12 horas tem lugar mais um momento alto do dia, com o debate “Turismo Interno – Desafios para Portugal”. A conversa junta um painel alargado, que inclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.


A tarde do segundo dia desafia todos os participantes no “Vê Portugal” a “Inspirar para Criar, na Covilhã”. Esta iniciativa, em parceria com o Município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, pretende estimular a criatividade dos participantes e promover os principais ativos turísticos do concelho.

Os participantes podem escolher entre cinco atividades, todas gratuitas mas limitadas ao número de vagas. As hipóteses são as seguintes:
Roteiro de Arte Urbana – Um passeio pelo centro histórico da cidade, onde o passado se cruza com o presente nos murais de conceituados artistas, como Vhils ou Bordalo II.
Visita ao Museu de Lanifícios da UBI – A visita percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes-fazer que lhe estão associados. Revela uma indústria que, sendo das mais antigas, continua hoje bem viva na região.


Oficina de Criação no New Hand Lab – Uma oficina, com orientação de Ana Paula Almeida, que consiste em criar uma peça decorativa revestida a crochet, com fios de lã produzidos na própria fábrica.
Percurso pedestre pela Rota da Floresta – Em pleno Geopark Estrela, um momento de exploração do património natural que liga a Covilhã ao Parque Natural da Serra da Estrela, fará as delícias dos amantes da natureza.


Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã – Percurso secular entre cerejais, onde se respira natureza, história e hospitalidade. Usufruir das belas paisagens, enchendo os pulmões de ar puro, é o desafio.


À noite, terá lugar o Jantar Oficial “Vê Portugal”, um dos momentos mais altos do programa e que já é uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum. Esta é a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia empresas e personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, Restauração e Hotelaria, assim como a marca e a personalidade do ano.


Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal. As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis AQUI.


Ainda haverá tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).


A participação no Jantar Oficial “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.


O dia 31 é integralmente dedicado ao debate. Começa com o painel “Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo”, que terá como oradores Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável; Alfredo Vasconcelos, Co-Owner e Produtor Executivo do Boom Festival; e João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI e Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional.


Segue-se o painel “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, com dois grandes especialistas no tema: Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa; e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.


A manhã termina com duas comunicações. David Vidal Cabaleiro, Diretor de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente no Sul da Europa da Amadeus, falará sobre “Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?” e Roberto Antunes, Diretor Executivo do Nest Portugal – Tourism Innovation Center, abordará “A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo”.


O painel “Turismo no Interior do País – Desafios e Oportunidades” marca o arranque da tarde do terceiro dia. Para esta conversa, contribuem Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora Executiva da Territórios do Côa; Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.
Já a caminhar para o final do encontro, Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado, será uma das protagonistas do painel “Caminhos para o Futuro do Turismo Interno”, com os restantes nomes ainda por confirmar.


A Sessão de Encerramento do Fórum Vê Portugal estará a cargo de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.


As inscrições, gratuitas, no Fórum “Vê Portugal” podem ser feitas AQUI.


Conteúdo Recomendado