Covilhã inicia ano escolar de 2022/23 com formação de novos recursos humanos

Os novos trabalhadores começaram, a partir do dia 5 de setembro, a contribuir para a melhoria da qualidade do serviço educativo prestado no concelho.

O Município da Covilhã integrou a 1 de setembro de 2022 mais dezasseis novos trabalhadores na área da Educação, da bolsa de recrutamento do concurso público realizado, contribuindo para a estabilidade das equipas de assistentes operacionais em atividade nos estabelecimentos escolares do concelho.


“Com o objetivo de capacitar e reforçar as competências das/os novas/os assistentes, o Município da Covilhã promoveu, nos dias 1 e 2 de setembro, na Biblioteca Municipal da Covilhã, ações de formação em áreas fundamentais para o trabalho direto com crianças”, explica a autarquia em comunicado.


Através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizaram-se ações de formação em “Suporte Básico de Vida Pediátrico”, acreditadas pelo INEM, tendo esta decorrido num “contexto prático e com recurso a manequins pediátricos, tendo em vista o desenvolvimento de comunidades educativas conhecedoras, capazes, seguras, resilientes e disponíveis”.


Paralelamente, teve lugar a ação sobre “Necessidades Educativas Especiais – Uma visão diferente”, proporcionada pelo Espaço dos Sentidos. Esta ação foi dinamizada pela Terapeuta Ocupacional Inês Pereira, que partilhou “conhecimentos, ferramentas e estratégias sobre como agir com crianças e jovens com necessidades educativas específicas (NEE), em contexto escolar, a partir da apresentação de casos e situações que podem suceder no quotidiano”.


No dia 2 de setembro, a equipa multidisciplinar do Projeto EU SOU +, coordenada por Pedro Pais, desenvolver uma ação de capacitação sobre “Práticas de Intervenção Socioeducativa em Contexto Escolar”, nomeadamente nas AAAF (educação pré-escolar) e CAF (primeiro ciclo do ensino básico).


Com esta ação, pretendeu-se “preparar os novos funcionários para o recurso a diferentes abordagens, metodologias e materiais, de forma a motivar as crianças para as atividades lúdicopedagógicas que podem e devem ser implementadas nos períodos não letivos, tomando por base os atos de explorar, experimentar e brincar”, refere a mesma fonte.


“Os novos trabalhadores receberam, no final, os certificados de participação nas três ações, devendo, a partir do dia 5 de setembro, contribuir para a contínua melhoria da qualidade do serviço educativo prestado e, em primeira instância, para o bem-estar das nossas crianças”, conclui a autarquia.


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