Covilhã comemora 144 anos de elevação a cidade

O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai ser homenageado no dia 20 de outubro, no Dia da Cidade da Covilhã. A Câmara Municipal deliberou atribuir-lhe a medalha de ouro de mérito municipal e a chave da cidade.

O presidente da autarquia, Vítor Pereira, esclareceu que a deliberação foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo “uma distinção mais do que justa pelos esforços que o engenheiro José Sócrates desenvolveu ao longo de toda a carreira política pela defesa da Covilhã. Tenha sido como deputado, secretário de Estado, ministro ou primeiro-ministro, pugnou sempre pela Covilhã, pela Cova da Beira e pela região”, declarou Vítor Pereira.

A Câmara Municipal da Covilhã vai distinguir nas comemorações dos 144 anos da cidade, 11 personalidades que se destacaram em diversas áreas e duas instituições: a Universidade da Beira Interior e as Conferências São Vicente de Paulo.

Da lista de homenageados fazem parte, Luís Garra, presidente da direção do sindicato têxtil da Beira Baixa e coordenador da União dos Sindicatos do distrito de Castelo Branco. Três autarcas que presidiram durante mais de duas décadas a três freguesias do concelho e que abandonaram os cargos no ano passado: Mendes Paulo (Erada), Arménio Matias (Vale Formoso) e José Pinto (Boidobra). José Correia Cunha, proprietário da emblemática confeitaria lisbonense na praça do município. António Sena, que foi durante 30 anos diretor técnico regional da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, e António Peixeiro, cardiologista no Centro Hospitalar Cova da Beira.

A título póstumo vão ser homenageados, Isilda Barata, que foi durante muitos anos membro da Assembleia Municipal eleita pelo CDS-PP, Pedro Rodrigues, o bombeiro da corporação da Covilhã que faleceu num incêndio no ano passado e a poetisa Maria Ivone Manteigueiro Vairinho.

O Dia da Cidade da Covilhã será assinalado na segunda-feira com uma sessão solene da Assembleia Municipal (11h00) e uma sessão solene de homenagem a personalidades e instituições marcada para as 15 horas no salão nobre da Câmara da Covilhã.

No âmbito do programa comemorativo dos 144 anos da Cidade da Covilhã, a Câmara Municipal irá proceder à entrega de diplomas aos melhores alunos que integraram as Escolas do concelho da Covilhã durante o último ano letivo.

Uma cerimónia que irá decorrer amanhã no Teatro Municipal da Covilhã (15 horas) e na qual serão distinguidos 247 alunos de nove escolas do concelho, divididos por três anos de escolaridade. Antes da cerimónia de entrega de diplomas terá lugar um concerto de música de câmara, promovido pela Escola Profissional de Artes da Covilhã.


Conteúdo Recomendado