Covilhã assina protocolo em defesa de hábitos de vida saudável

http://diariodigitalcastelobranco.pt/detalhe.php?c=2&id=30227

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu na semana passada o 1º Seminário de “Atividade Física, Nutrição e Saúde: Projeto Pró-Lúdico”, organizado pela UBI e pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).

Este seminário teve como mote a frase “bem comer, saltar, correr dá saúde e faz crescer”. No âmbito do mesmo foi assinado um protocolo de cooperação para a implementação do Projeto Pró-Lúdico, tendo como “alvo” os mais novos, visando melhorar os hábitos alimentares e incentivando a realização de exercício físico para melhorar a qualidade de vida e combater a obesidade infantil.

Este projeto, promovido pela UBI e pelo CHCB, conta com a participação de mais quinze parceiros: as Câmaras Municipais da Covilhã (representada pelo vereador Jorge Torrão), Fundão e Belmonte, para além dos agrupamentos de escolas e restantes estabelecimentos de ensino destes concelhos.

O protocolo visa a criação de um ambiente activo para a infância/adolescência, que favoreça um estilo de vida mais saudável, com actividade física regular para combater o sedentarismo e correcção dos hábitos alimentares.

O Projeto Pró-Lúdico terá uma duração de 12 anos, divididos em três fases que acompanharão o 1º ciclo (quatro anos), o 2º e 3º ciclos (cinco anos) e o ensino secundário (três anos).

Para concretizar estes objetivos, o protocolo prevê as seguintes medidas: aumentar a atividade física das crianças; sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação correcta e hábitos de vida saudáveis; as entidades parceiras comprometem-se a realizar acções de formação, conferências e seminários sobre esta temática.


Conteúdo Recomendado