Covid-19: Praias fluviais de Seia com regras extraordinárias para garantia de segurança

No concelho de Seia, no distrito da Guarda, existem sete praias fluviais, com uma capacidade total para 2.460 veraneantes.

As sete praias fluviais do concelho de Seia vão funcionar este ano com regras de segurança extraordinárias, devido à pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal.

“Em tempo de pandemia, onde é imperativa a implementação de regras extraordinárias de forma a assegurar boas práticas na utilização das praias, o município de Seia, em colaboração com as restantes entidades competentes, tomou diligências para garantir, da melhor forma possível, a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública, de residentes e visitantes do concelho”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

No concelho de Seia, no distrito da Guarda, existem sete praias fluviais, com uma capacidade total para 2.460 veraneantes.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, “a capacidade potencial da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros é de 130, Loriga de 410, a área balnear de Sandomil apresenta um máximo de 770, Sabugueiro 240, Poço do Lagar 140, Vila Cova à Coelheira 640 e Senhora do Desterro (Praia Dr. Pedro) 130”, segundo o município presidido por Carlos Filipe Camelo.

“As praias fluviais do interior conquistam cada vez mais banhistas, seja pela qualidade paisagística e beleza natural ou pelo ambiente tranquilo e de segurança que oferecem aos visitantes, situação na ocasião referenciada pelas entidades presentes, tal como a preocupação em torno da doença por covid-19”, assinala o comunicado.

A Aldeia de Montanha de Lapa dos Dinheiros recebeu, no domingo, a cerimónia oficial do hastear da primeira bandeira azul em praia fluvial, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Além da Bandeira Azul, Lapa dos Dinheiros também hasteou a Bandeira Acessível (uma distinção também reconhecida pela ABAE) e a Bandeira de Ouro (da responsabilidade da associação Quercus).

A praia de Loriga também ostentará este ano as bandeiras azul, acessível e de ouro, que serão hasteadas na quarta-feira.

“Os galardões atestam a boa qualidade das águas balneares e são o coroar e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município de Seia que, desde 2012, se compromete com a educação ambiental e contribui, desta forma, para o desenvolvimento sustentável do interior do país”, refere a autarquia.

Em todas as zonas balneares de Seia, “além da limitação da ocupação regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 24/2020, foi reforçada a sensibilização com placares informativos sobre as medidas de prevenção e as normas que responsavelmente deverão ser adotadas” pelos utilizadores.

As praias fluviais de Lapa dos Dinheiros e de Loriga ostentam, ainda, uma bandeira indicativa do potencial nível de ocupação, “sendo essencial garantir e consciencializar para um usufruto responsável das praias, com distanciamento, pela segurança de todos”, segundo a fonte.


Conteúdo Recomendado