Conferência ‘online’ sobre “Inovação e futuro energético” para assinalar a Enertech – Feira das Tecnologias para a Energia (Sabugal)

A conferência terá intervenções de vários especialistas com investigação na área, e que vão versar sobre os dois temas centrais: ‘Valorização da Biomassa’ e ‘Futuro Energético’.

O município do Sabugal assinala esta sexta-feira a Enertech – Feira das Tecnologias para a Energia, que este ano não se realiza devido à pandemia da covid-19, com uma conferência ‘online’ sobre “Inovação e futuro energético”.


Segundo a autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo, a conferência está a ser transmitida por ‘livestreaming’ nas páginas do Facebook do município e da Enertech, pode ver AQUI.

A Feira das Tecnologias para a Energia teria lugar na cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, no mês de outubro, mas este ano não é promovida devido ao atual contexto pandémico causado pela covid-19.

Para assinalar a data, a organização decidiu promover esta sexta-feira, a partir das 09h30, um conjunto de intervenções ‘online’ subordinadas ao tema “Inovação e futuro energético”.

“Numa ótica de promoção e debate do setor das energias renováveis e eficiência energética, a conferência ‘Inovação e futuro energético’ conta, para o desenvolvimento temático, com intervenções de vários especialistas com investigação na área, e que vão versar sobre os dois temas centrais: ‘Valorização da Biomassa’ e ‘Futuro Energético’”, refere a autarquia do Sabugal em comunicado.

De acordo com o programa, após a sessão de abertura pelo presidente da Câmara Municipal do Sabugal (09h30), segue-se o painel “Valorização da biomassa”, com intervenções sobre “Recolha e logística da biomassa” (Sónia Figo), “Utilização de biomassa térmica em edifícios, infraestruturas desportivas, redes de calor e indústria” (Pedro Martins) e “Gefrecon – Gestão florestal conjunta, a fim de reduzir o risco de incêndios florestais no território POPTEP” (Alberto Lopez).

No segundo painel da conferência, sobre “Futuro energético”, serão escutadas as intervenções “A trigeração energética” (Carlos Figueiredo Ramos), “Aproveitamento geotérmico no Centro Termal de Fonte Santa, em Almeida” (Carlos Oliveira), “Hidrogénio e economia do futuro” (Teresa Ponce de Leão) e “Transição energética – O novo paradigma energético” (António Cerejo).

A sessão de encerramento dos trabalhos está marcada para as 13 horas.

A organização da conferência é da responsabilidade do município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Valor | Desenvolvimento Rural’, em parceria com a Associação Empresarial do Sabugal, Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e Universidade da Beira Interior (Covilhã).

A Enertech, que em 2019 cumpriu a sua 4.ª edição (decorreu entre 11 e 13 de outubro), é uma feira marcadamente tecnológica, direcionada para o setor das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética.


Conteúdo Recomendado