Concurso para obras em edifício do hospital da Guarda está para “muito breve”

“Ao nível da Fase 2 da remodelação do Parque de Saúde da Guarda, este Conselho de Administração está a ultimar o processo da remodelação do Edifício 5 – Departamento da Criança e da Mulher, estando para muito breve a conclusão do projeto técnico e a consequente apresentação da obra a concurso”.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garantiu hoje que está para “muito breve” a conclusão do projeto técnico e o lançamento do concurso para obras de remodelação do “pavilhão 5” do hospital.

“Ao nível da Fase 2 da remodelação do Parque de Saúde da Guarda, este Conselho de Administração está a ultimar o processo da remodelação do Edifício 5 – Departamento da Criança e da Mulher, estando para muito breve a conclusão do projeto técnico e a consequente apresentação da obra a concurso”, anunciou hoje João Barranca.

O edifício 5, onde funcionaram as urgências do Hospital Sousa Martins até à abertura do novo bloco, em 2014, também é conhecido localmente por “pavilhão 5”.

O presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda falava numa conferência de imprensa após ser conhecido o mapa de colocação de recém-especialistas que atribui sete vagas para recrutamentos de médicos para áreas hospitalares e três para Cuidados de Saúde Primários, situação que foi criticada pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

João Barranca leu um comunicado onde referiu que a instituição vai contratar 15 médicos, “nas próximas semanas”, para colmatar carências verificadas em diversas áreas e deu conta do trabalho desenvolvido pelo CA que está em funções há nove meses.

Entre outros projetos, falou das obras da denominada “Fase 2 da remodelação do Parque de Saúde da Guarda” e anunciou que, relativamente ao “Edifício 1”, “está em fase de execução o plano funcional para albergar as restantes especialidades médicas incluindo o futuro serviço de Oncologia, o Hospital de Dia, os Cuidados Paliativos, entre outros”.

“Porque sabemos da necessidade de qualidade dos serviços prestados e da comodidade dos mesmos serem realizados o mais perto possível da área de residência, vamos criar brevemente o Serviço de Oncologia, tendo já a equipa constituída e as parcerias multidisciplinares estabelecidas com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, adiantou.

Segundo o presidente do CA da ULS da Guarda, o Serviço de Saúde Pública “está, também, a ser renovado e aumentado”, dotando-o “de mais e melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho”.

“No que respeita às obras, tão escrutinadas na opinião pública, gostaria de sublinhar o desenvolvimento do processo da obra de remodelação do Laboratório de Saúde Pública, onde está a ser considerado o aumento e renovação das instalações, dotando este laboratório de condições para se tornar ainda mais especializado e destacando-o ainda mais a nível regional e nacional”, disse.

“Ao nível hospitalar, e com a experiência da pandemia, temos praticamente pronta a remodelação do Serviço de Cuidados Intensivos, onde passamos a contar com quartos de isolamento permitindo no mesmo serviço receber doentes com infeção covid-19 ou outras infeções que necessitem de isolamento e outros doentes”, declarou.

Em relação a instalações de Cuidados de Saúde Primários, João Barranca disse que a instituição tem já preparado “o projeto de uma obra muito querida e essencial para a população de Seia que é a remodelação integral do CS [Centro de Saúde] de Seia”.


Conteúdo Recomendado