Concurso de Couves de Natal em Celorico da Beira

A União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, em Celorico da Beira, promove este ano a 6ª edição do concurso.

O evento terá lugar amanhã, dia 17 de dezembro, na Praça Sacadura Cabral, a partir das 9 horas, com a exposição das couves a concurso, e culmina às 12 horas com um almoço de um prato típico para os participantes.

José Rocha Gonçalves, presidente da Junta da União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, diz que o evento surge a partir de “uma ideia de um produtor” e que o objetivo consiste em “divulgar os produtos agrícolas do concelho, mais concretamente as couves”, assim como prestar uma justa homenagem aos antigos horticultores do Concelho de Celorico da Beira.

Para o autarca, a adesão a este evento tem vindo a aumentar, de ano para ano, o que denota o interesse crescente por esta iniciativa por parte dos participantes.

As couves serão avaliadas por um júri de três elementos, que premiará a melhor couve de Natal criada no concelho celoricense, em função do peso, da aparência e do diâmetro, este ano serão atribuídos dois prémios surpresa para os dois horticultores mais jovens, para assim incentivar os mais novos na arte da horticultura.

Posteriormente as couves colocadas a concurso, serão oferecidas pela Junta de Freguesia aos Bombeiros Voluntários, os quais procedem à sua venda.


Conteúdo Recomendado