Concelhos da região assinalam o Dia Europeu sem Carros

A Câmara Municipal de Seia, Manteigas, Celorico da Beira assinalam hoje, dia 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros com um conjunto de atividades.

A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia e pretende promover medidas de transporte sustentável, consciencializando os cidadãos para os efeitos que a sua escolha nas deslocações diárias terão na qualidade do ambiente, proporcionando-lhes, por sua vez, uma oportunidade para redescobrirem a cidade e o seu património.

O Dia Europeu sem Carros assinala-se por toda a Europa e é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, com o apoio da Direção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia. O desafio foi colocado pela União Europeia, que a fim de se transformar numa economia de baixas emissões energeticamente, eficiente, adotou uma série de metas ambiciosas no que respeita ao clima e energia, a serem cumpridas até 2020. Estas medidas incluem uma redução de 20% das emissões de gases de efeito de estufa, um aumento de 20% da eficiência energética e uma quota de energias renováveis, 20% do consumo total de energia. Um dos principais desafios na concretização desses objetivos é o crescente volume de viagens asseguradas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo.

Poderá informar-se sobre as atividades em cada concelho: Seia, Manteigas e Celorico da Beira.

 


Conteúdo Recomendado