Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior promove Concurso de Gastronomia e Vinhos

O concurso irá decorrer de 14 de março a 16 de abril e pretende promover os Vinhos da Beira Interior.

A Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI) vai promover o Beira Interior Gourmet – Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior. O concurso tem como objetivo a promoção dos Vinhos da Beira Interior e o seu “casamento” com as várias gastronomias e em particular com a gastronomia tradicional da Beira Interior, elegendo-os como vinhos indispensáveis ao acompanhamento equilibrados dos menus explicou o presidente, Rodolfo Queirós, na conferência de imprensa esta manhã.


A apresentação contou também com a presença de Fernando Melo, que será o presidente do júri, que será constituído por um total de 14 personalidades de diversas áreas.


A ideia já tinha sido pensada há algum tempo, mas só agora será colocada em prática como explicou Rodolfo Queirós, “há poucos vinhos da Beira Interior nas cartas de vinhos dos restaurantes da região e este será em primeiro lugar um incentivo para a restauração da região”.

Fernando Melo acrescentou ainda que quando foi convidado para ser presidente de júri deste concurso pensou logo em três palavras: “Conhecer, Provar e Distinguir”. Para Fernando Melo, jornalista e crítico de vinhos, o Concurso tem como protagonista “o vinho e os produtores de vinho da região” e concluiu, “o vinho pode ser a mola de alavancagem da gastronomia”.


O concurso irá decorrer de 14 de março a 16 de abril e pretende promover os Vinhos da Beira Interior, aumentar a sua oferta nas Cartas de Vinho e identificar a restauração que melhor os harmoniza com os pratos a concurso.


Os restaurantes podem inscrever-se em três categorias: Cozinha tradicional/regional; cozinha criativa/evolutiva e Cozinha Europeia e do mundo. O menu a concurso é composto por entrada, prato principal e sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados inseridos na carta de vinhos do restaurante.


No final o concurso irá premiar o “Melhor Restaurante”, o “Melhor Cozinha tradicional/Regional, o “Melhor Cozinha Criativa/Evolutiva” e o “Melhor Cozinha Europeia e do mundo”, “Revelação”, “Melhor Promoção”, “Melhor Carta de Vinhos”, “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Sobremesa” e por fim, Diploma de Ouro e Diploma de Prata.


Até ao dia 2 de março as inscrições estão abertas e são gratuitas. Poderá fazer a inscrição por correio ou por email.

Para mais informações e inscrições AQUI.


Conteúdo Recomendado